Código: | MEH014 | Sigla: | PE_C |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEG | 10 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEI | 2 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEIEFA | 5 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEP | 2 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPIEFA | 11 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Alberto Marques Alves | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Luís Alberto Marques Alves | 1,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Luís Alberto Marques Alves | 0,50 |
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Cf. campo dos Objectivos
Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Total: | 81,00 |
É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.
Exame 50%+Trabalho escrito com apresentação 50%
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.