Código: | MEP001 | Sigla: | DP_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEP | 3 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 15 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues | 1,00 | ||
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte | 2,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues | 1,00 |
OBJETIVOS A. Objetivos I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ao 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
Os conteúdos programáticos aparecem, nos 3 primeiros pontos, estruturados em dois eixos: do geral (ponto 1) ao específico (pontos 2 e 3) e do plano retrospetivo (ponto 2 2) ao presente (ponto 3). Esta estrutura é adequada aos objetivos e coerente com eles, porquanto, nos dois planos, são apresentados e problematizados, através da metodologia referida em 6.2.1.7, os elementos suficientes para os estudantes os aprenderem de forma crítica e reflexiva. Os estudantes deverão conhecer métodos e estratégias de ensino diversificadas e ajustadas, meios pedagogico-didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. Os objetivos específicos articulam-se mais com o ponto 3, mais tratado nas práticas e nos trabalhos realizados pelos estudantes, pois prendem-se com planificação de unidades didáticas, aulas, tarefas, avaliação de materiais existentes e construção de outros originais e de instrumentos de avaliação, quanto à pedagogia da leitura e da oralidade (ouvir/falar).
1. Situação atual do ensino da Língua Portuguesa 1.1.1. Breve história do ensino da Língua Materna em Portugal, nos últimos 50 anos. 1.1.2. Ensino da Língua Materna: objeto e objetivos. 1.1.3. Análise crítica dos Programas de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa. 2.Problemas teóricos e metodológicos 2.1. Importância do conhecimento científico como condição de uma prática fundamentada. 2.2. Didática da Língua e didática da Literatura 2.2.1. Importância dos textos literários no desenvolvimento da competência linguística 2.2.2. Problemas específicos do 3º Ciclo do Ensino Básico: 2.2.2.1. pedagogia da leitura 2.2.2.2. formação da competência literária básica 2.2.2.3. pedagogia da oralidade (competências ouvir / falar) 3. Prática pedagógica 3.1. Planificação de unidades didáticas, aulas e tarefas nos vários níveis do ensino Básico (3º ciclo) e Secundário. 3.2. Construção de instrumentos de avaliação para os seguintes domínios do ensino da Língua Materna: leitura e compreensão e produção oral. 3.3. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna. 3.4. Apreciação crítica de manuais e outros materiais didáticos disponíveis.
Serão sugeridas outras obras leituras durante o semestre.
Métodos de Ensino Aula teórica (exposição teórica e discussão) Aula prática (trabalhos de grupo, exposições pelos alunos, apresentação de recensões).
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 98,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 4,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de Frequência 1. presença em aula + pequeno trabalho de investigação (50%) + recensão crítica (50%) Nota positiva nos trabalhos OU 2. nota positiva no exame final
Trabalho escrito de investigação / aplicação - (50%) + recensão escrita (50%) ou exame escrito 20 valores
não se aplica
não se aplica
não se aplica