Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG009

Geografia e Ordenamento do Território

Código: MEG009     Sigla: GOT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 11 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência na disciplina de Geografia para o ensino básico e secundário

Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial

Selecionar informação geográfica pertinente para a avaliação crítica sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo.

Discutir os contrastes de desenvolvimento no Mundo.

Defender a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se, no final desta UC, que os estudantes, futuros, professores de Geografia, valorizem a diversidade das distribuições geográficas e sejam críticos sobre os processos multiescalares de relação espacial. Para tal, devem selecionar informação geográfica pertinente para a avaliação crítica sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo, discutir os contrastes de desenvolvimento no Mundo e defender a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Portugal na Europa e na UE
2. O território da UE
2.1 Ordenamento do território
2.2 Os desafios do desenvolvimento territorial
3. Contraste de desenvolvimento
3.1 Países com diferentes graus de desenvolvimento
3.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento
3.2 Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento
4. O sistema mundial contemporâneo
4.1. Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos
4.2 A emergência de novos centros de poder
4.3 As organizações internacionais

Bibliografia Obrigatória

Alcock, A; A Short History of Europe , Palgrave Macmillan, 2002
Ferrão, João; O Ordenamento do Território como política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas com exposição, participação dos estudantes, análise de documentos.
A componente prática está vocacionada para a exploração de situações do meio local, uma vez que esta é uma escala de grande importância para o desenvolvimento das atividades do futuro professor de Geografia.
Avaliação distribuída: pesquisa e reflexão sobre os temas da UC, a qual terá um peso de 50% na avaliação final. Os restantes 50% serão divididos, em partes iguais, por um trabalho experimental no terreno e por um trabalho escrito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Pesquisa e reflexão presencial (50%) + trabalho de campo (25%) + trabalho escrito (25%)
Recomendar Página Voltar ao Topo