Geografia e Ordenamento do Território
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEG |
11 |
MEG - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
3,00 |
Fátima Loureiro de Matos |
|
0,75 |
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira |
|
0,75 |
Elsa Maria Teixeira Pacheco |
|
0,75 |
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares |
|
0,75 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
1,00 |
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira |
|
0,25 |
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares |
|
0,25 |
Elsa Maria Teixeira Pacheco |
|
0,25 |
Fátima Loureiro de Matos |
|
0,25 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência na disciplina de Geografia para o ensino básico e secundário
Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial
Selecionar informação geográfica pertinente para a avaliação crítica sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo.
Discutir os contrastes de desenvolvimento no Mundo.
Defender a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se, no final desta UC, que os estudantes, futuros, professores de Geografia, valorizem a diversidade das distribuições geográficas e sejam críticos sobre os processos multiescalares de relação espacial. Para tal, devem selecionar informação geográfica pertinente para a avaliação crítica sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo, discutir os contrastes de desenvolvimento no Mundo e defender a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Portugal na Europa e na UE
2. O território da UE
2.1 Ordenamento do território
2.2 Os desafios do desenvolvimento territorial
3. Contraste de desenvolvimento
3.1 Países com diferentes graus de desenvolvimento
3.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento
3.2 Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento
4. O sistema mundial contemporâneo
4.1. Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos
4.2 A emergência de novos centros de poder
4.3 As organizações internacionais
Bibliografia Obrigatória
Alcock, A; A Short History of Europe , Palgrave Macmillan, 2002
Ferrão, João; O Ordenamento do Território como política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas com exposição, participação dos estudantes, análise de documentos.
A componente prática está vocacionada para a exploração de situações do meio local, uma vez que esta é uma escala de grande importância para o desenvolvimento das atividades do futuro professor de Geografia.
Avaliação distribuída: pesquisa e reflexão sobre os temas da UC, a qual terá um peso de 50% na avaliação final. Os restantes 50% serão divididos, em partes iguais, por um trabalho experimental no terreno e por um trabalho escrito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho de campo |
25,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
15,00 |
Estudo autónomo |
58,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Pesquisa e reflexão presencial (50%) + trabalho de campo (25%) + trabalho escrito (25%)