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Estética e Artes

Código: MFIL043     Sigla: EA

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFIL 9 MFIL - Plano de Estudos 1 - 10 58 270

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Traçar a cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da estética e da arte na contemporaneidade.

Pensar a relação problemáticas entre a estética e a política na contemporaneidade

Perspectivar o gesto de criação como um acontecimento político e estético.

A partir da polifonia de sentidos na "arte contemporânea", pensar a arte como um acto de resistência.

Criar as condições de possibilidade de realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento íntimo de um conjunto de discussões no interior da estética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Acontecimentos. Experiência estética e experiência artística: uma afinidade essencial.

1.1. História, infância e narração.
1.2. Gestos de criação e figuras do devir.
1.3. Das versões afectivas do mundo a um sujeito afectado. Exposição e Inexposto.

2. Ficções e fabulações. A dispersão da experiência estética na época contemporânea.

2.1.O corte, o descontínuo, o fragmento e o efémero.
2.2. O sublime no "contemporâneo".

3. Sismografias. A relação entre a estética e a política.

3.1. Entre presença e representação: poder, imagem e arte.
3.2. A arte como forma de resistência e insubmissão : corpo, arquivo e testemunho.
3.3.A inclusão temporal na imagem: desaparecimento, memória, esquecimento

Bibliografia Obrigatória

Agamben, Giorgio, 1942-; Enfance et histoire. ISBN: 2-228-89343-9
Benjamin, Walter, 1892-1940; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-177-0
Benjamin, Walter, 1892-1940; Oeuvres. ISBN: 2-07-040666-0 («L’½uvre d’art à l’ère de sa reproductibilité technique». In ¼uvres III)
Cometti, JP & Morizot, J; Dictionnaire d’esthétique et de philosophie de l’art. , Paris, Armand Colin, 2007
Deleuze, Gilles, 1925-1995; A^imagem movimento. ISBN: 972-37-0958-9
Deleuze, Gilles, 1925-1995; A^imagem-tempo. ISBN: 972-37-1096-X
Derrida, J.; Memórias de Cego. O auto-retrato e outras ruínas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
Derrida, J; Artaud le Moma, Paris, Galilée, 2002
Didi-Huberman, G; Images malgré tout, Paris, Minuit, 2003
Foucault, Michel, 1926-1984; L.ordre du discours
Foucault, M; Dits et Écrits I, II, Paris, Gallimard, 2001
Gil, J; O Imperceptível Devir da Imanência, Lisboa, Relógio D'Água, 2008
Haar, Michel; L.oeuvre d.art. ISBN: 2-218-00560-3
Rancière, Jacques, 1940-; Le^spectateur émancipé. ISBN: 978-2-91-337280-1
Rancière, Jacques, 1940-; Le^partage du sensible
Souriau, Étienne; Vocabulaire d.esthétique. ISBN: 2-13-042696-4

Observações Bibliográficas

In addition to the main bibliography references, other references will be mentioned during the classes. The study material includes other types of study aids (visual materials) in addition to the written text.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de seminário, a partir do acesso directo às fontes. Leitura e comentário de materiais textuais e visuais. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário.

a) Assistência regular ao Seminário, para assegurar uma participação continuada nas discussões teóricas e no trabalho sobre os textos.


b) Cada estudante redigirá uma breve comunicação a partir da leitura e estudo pessoal de um dos textos que constituem a documentação essencial do curso, a qual será defendida publicamente na sessão correspondente.


c) Em data a determinar, apresentar-se-á um breve ensaio (máximo 10/15 páginas) no qual se relacionarão as ideias desenvolvidas na comunicação referida no item anterior (b) com as conclusões gerais do Seminário consideradas, pelo estudante, como mais relevantes para o seu trabalho.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 125,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação em vigor. Frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o estipulado no Artº 9º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007.

Fórmula de cálculo da classificação final

90% na base de um trabalho escrito apresentado no seminário. 10% na base de intervenções orais no seminário.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Observações

LÍNGUA DE ENSINO: Português

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