História da Investigação em Ciências do Património
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
36 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que melhor permitam compreender os contextos de investigação e de desenvolvimento do pensamento científico em diferentes áreas do saber fundamentais para o estudo e intervenção no património, as suas inter-relações e problemáticas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes serão capazes de:
(a) demonstrar um conhecimento e compreensão crítica sobre teorias e abordagens-chave relacionadas com as ciências do património;
(b) identificar o desenvolvimento dos seus contextos históricos e críticos.
(c) discutir a relação entre teoria e prática nos contextos da sua própria experiência.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. A Arqueologia como Ciência
1.1 Linhas de força da História da Arqueologia
1.2 Arqueologia Processual – Um novo paradigma
1.3 As Arqueologias Pós-processuais
2. História da Arte: o conceito e o nascimento de uma disciplina
2.1 Os estudos e suas tipologias. Da monografia à obra de divulgação.
2.2 Ensino e investigação. A História da Arte nas Universidades Portuguesas
3. A Etnografia Europeia
3.1 Autores e linhas de investigação na Etnografia Portuguesa (séc. XIX-XX)
3.2 Antropologia e Etnografia na viragem do milénio
Bibliografia Obrigatória
FABIÃO, C; Uma História da Arqueologia Portuguesa: das origens à descoberta da Arte do Côa., CTT, 2011
LEAL, J; Antropologia em Portugal. Mestres, percursos, tradições., Livros Horizonte, 2006
MINOR, V H; Art History’s History, Prentice Hall, 2001
PREZIOSI, D (ed.); The Art of Art History: A Critical Anthology. Oxford History of Art., Oxford University Press, 1998
RENFREW, C.; BAHN, P.; Theories, Methods, and Practice, Thames and Hudson. ISBN: ISBN-13: 9780500289761
Trigger, B G; História del Pensamiento Arqueológico., Ed. Crítica, 1992
COSTA, Paulo (Ed.); Museus e Património Imaterial – Agentes, fronteiras, identidades, MC-IMC, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões serão essencialmente teórico-práticas, com exposição e discussão de temáticas no âmbito das Ciências do Património, recorrendo a diversos tipos de materiais didáticos, nomeadamente textos e imagens, entre outros recursos.
Durante o período de aulas, os estudantes (individualmente ou em grupo) apresentarão e discutirão temas propostos pelos docentes, em sessões específicas.
A avaliação é distribuída sem exame final, contemplando a participação dos estudantes nas aulas, a apresentação e discussão dos temas propostos pelos docentes e um teste escrito (que engloba a totalidade dos temas lecionados).
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a frequência de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas = 5%
Apresentação e discussão de temas em contexto de aula = 25%
Teste escrito = 70%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Apresentação de um trabalho escrito sobre um tema proposto pelo docente em substituição da participação na aula (30%), acrescido do teste escrito (70%).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente à componente teste escrito.
Observações