Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ARQU055

História da Investigação em Ciências do Património

Código: ARQU055     Sigla: HICPAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 36 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que melhor permitam compreender os contextos de investigação e de desenvolvimento do pensamento científico em diferentes áreas do saber fundamentais para o estudo e intervenção no património, as suas inter-relações e problemáticas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes serão capazes de:


(a) demonstrar um conhecimento e compreensão crítica sobre teorias e abordagens-chave relacionadas com as ciências do património;


(b) identificar o desenvolvimento dos seus contextos históricos e críticos.


(c) discutir a relação entre teoria e prática nos contextos da sua própria experiência.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. A Arqueologia como Ciência

1.1 Linhas de força da História da Arqueologia

1.2 Arqueologia Processual – Um novo paradigma

1.3 As Arqueologias Pós-processuais


2. História da Arte: o conceito e o nascimento de uma disciplina

2.1 Os estudos e suas tipologias. Da monografia à obra de divulgação.

2.2 Ensino e investigação. A História da Arte nas Universidades Portuguesas


3. A Etnografia Europeia

3.1 Autores e linhas de investigação na Etnografia Portuguesa (séc. XIX-XX)

3.2 Antropologia e Etnografia na viragem do milénio

 

Bibliografia Obrigatória

FABIÃO, C; Uma História da Arqueologia Portuguesa: das origens à descoberta da Arte do Côa., CTT, 2011
LEAL, J; Antropologia em Portugal. Mestres, percursos, tradições., Livros Horizonte, 2006
MINOR, V H; Art History’s History, Prentice Hall, 2001
PREZIOSI, D (ed.); The Art of Art History: A Critical Anthology. Oxford History of Art., Oxford University Press, 1998
RENFREW, C.; BAHN, P.; Theories, Methods, and Practice, Thames and Hudson. ISBN: ISBN-13: 9780500289761
Trigger, B G; História del Pensamiento Arqueológico., Ed. Crítica, 1992
COSTA, Paulo (Ed.); Museus e Património Imaterial – Agentes, fronteiras, identidades, MC-IMC, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões serão essencialmente teórico-práticas, com exposição e discussão de temáticas no âmbito das Ciências do Património, recorrendo a diversos tipos de materiais didáticos, nomeadamente textos e imagens, entre outros recursos.

Durante o período de aulas, os estudantes (individualmente ou em grupo) apresentarão e discutirão temas propostos pelos docentes, em sessões específicas. 

A avaliação é distribuída sem exame final, contemplando a participação dos estudantes nas aulas, a apresentação e discussão dos temas propostos pelos docentes e um teste escrito (que engloba a totalidade dos temas lecionados). 


Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a frequência de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas = 5%
Apresentação e discussão de temas em contexto de aula = 25%
Teste escrito = 70%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de um trabalho escrito sobre um tema proposto pelo docente em substituição da participação na aula (30%), acrescido do teste escrito (70%).

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente à componente teste escrito.

Observações

 
Recomendar Página Voltar ao Topo