Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC012

Seminário de Políticas e Mediação Cultural

Código: MECC012     Sigla: SPMC

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 16 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 5 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,00
Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Clementina Pereira Nunes Teixeira dos Santos 1,00
Seminário Totais 1 3,00
Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho 1,00
Madalena Dóris Ferreira De Carvalho Nunes 1,00
Maria Clementina Pereira Nunes Teixeira dos Santos 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Relacionar campos, práticas de intermediação e políticas culturais; percepcionar os cruzamentos entre culturas locais, regionais, nacionais e globais.

Resultados de aprendizagem e competências


1. proporcionar um conhecimento crítico sobre a realidade cultural contemporânea;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo de Sociologia: Abordagens Contemporâneas da Cultura na Sociologia 1. Pierre Bourdieu Problemáticas e posições teóricas Definições da cultura e dos modos de estudar a cultura Estruturas, capitais e Poderes 2. Michael Schudson Problemáticas e posições teóricas Definições da cultura e dos modos de estudar a cultura Incorporações de sentido: a análise sociológica dos objectos culturais 3. Niklas Luhmann Problemáticas e posições teóricas História, Comunicação e Sociedade A Improbabilidade da Comunicação Módulo de Economia da Cultura 1 - A Economia e a Cultura. Conceitos introdutórios. 2 - A produção e o consumo na cultura. Reflexão sobre a oferta e a procura nas actividades culturais. 3- A Economia Criativa. A Economia Criativa na Europa no Mundo. Seminários com Especialistas na Área.

Bibliografia Obrigatória

Diversos; Diversos (Material diverso fornecido pelos docentes e experts)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

– um reduzido conjunto de aulas para esclarecer a forma de funcionamento da disciplina e para enquadrar conceptualmente os temos propostos que irão ser discutidos nos seminários; – acompanhamento do trabalho de investigação realizado pelos alunos num regime tutorial; – realização de seminários por parte de personalidades com méritos reconhecidos na área da política e intermediação cultural.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência de 2/3 das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

1 trabalho de grupo com 2 a 3 alunos (50%); teste (50%).

Provas e trabalhos especiais

Os temas serão anunciados nas aulas

Melhoria de classificação

Entrega de versão melhorada do trabalho. Novo teste.

Recomendar Página Voltar ao Topo