Introdução à Cultura e à Literatura Inglesas
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa.
Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.
Programa
A componente teórica do trabalho das aulas será dedicada à constituição de um delineamento histórico da sociedade inglesa (ou britânica) do Período Tudor ao Período Vitoriano, no plano da situação sociopolítica e no plano da produção intelectual.
A componente prática e tutorial do trabalho das aulas incidirá na análise de cinco obras originárias de momentos históricos distintos, representativas de diferentes géneros textuais e de orientações estéticas e ideológicas diversas, e por outro lado dotadas de alto valor documental do ponto de vista da história social e das mentalidades. As obras em estudo são as seguintes:
1. Thomas More, Utopia
2. William Shakespeare, Macbeth
3. Alexander Pope, The Rape of the Lock
4. William Blake, Songs of Innocence and of Experience
5. Charles Dickens, Hard Times
N.B.:
1. Os alunos deverão adquirir as seguintes obras:
Dickens, Charles, Hard Times, ed. Kate Flint, London, Penguin, 2003.
Morus, Tomás, A Utopia, trad. José Marinho, Lisboa, Guimarães Editores, 1952 (com reedições).
Shakespeare, William, Macbeth, ed. George Hunter, London, Penguin, 2005 [1967].
2. Os restantes textos primários serão disponibilizados através do Gabinete de Informática da FLUP.
3. No decurso das aulas será indicada bibliografia secundária adicional.
Bibliografia Obrigatória
Blake, William; Complete Writings with Variant Readings, ed. Geoffrey Keynes, Oxford, Oxford University Press, 1966
Dickens, Charles; Hard Times, ed. Kate Flint, London, Penguin, 2003
Morus, Tomás; A Utopia, trad. José Marinho, Lisboa, Guimarães Editores, 1952 (com reedições)
Pope, Alexander; The Poems of Alexander Pope: A one-volume edition of the Twickenham text with selected annotations, ed. John Butt, London, Methuen, 1975
Shakespeare, William; Macbeth, ed. George Hunter, London, Penguin, 2005 [1967]
Bibliografia Complementar
Barnard, Robert; A Short History of English Literature, Oxford, Basil Blackwell, 1984
Daiches, David; A Critical History of English Literature, Londres, Secker & Warburg, 1969
Fowler, Alastair; A History of English Literature, Oxford, Basil Blackwell, 1987
Kearney, Hugh; The British Isles: A History of Four Nations, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
Morgan, Kenneth O., ed.; The Oxford History of Britain, Oxford, Oxford University Press, 1993
Sanders, Andrew; The Short Oxford History of English Literature, Oxford, Clarendon Press, 1994
Sena, Jorge de; A Literatura Inglesa: Ensaio de Interpretação e de História, Lisboa, Cotovia, 1989
Wimsatt, William K., Jr., e Cleanth Brooks; Literary Criticism: A Short History, London, Routledge & Kegan Paul, 1970 [1957]
Wynne-Davies, Marion, ed.; Bloomsbury Guide to English Literature, London, Bloomsbury, 1989
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão dos conteúdos histórico-culturais relevantes.
Análise e comentário crítico dos textos indicados no programa.
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos anglo-saxónicos
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2013-02-28 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
100 |
2013-02-28 |
|
Total: |
100,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final para 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.