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Seminário em História Moderna

Código: HISTO066     Sigla: S_HMOD

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 7 Licenciatura em História 1 - 12 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade deverão assumir a forma de relatório científico.

Programa

1. Noções básicas de metodologia do trabalho científico
1.1. Apresentação e discussão de conceitos considerados essenciais
1.2. As diferentes fases do trabalho de pesquisa
2. Fontes para a História Moderna
2.1. Identificação dos produtores de informação
2.2. Guia dos núcleos mais exemplares
3. Técnicas e métodos de recolha e análise da informação (A construção de bases de dados informatizadas; A recuperação e tratamento da informação)
3.1. Análise qualitativa
3.2. Análise quantitativa


Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto: Ed. Autor, 1996
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa: Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Lisboa: Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos (pref. Joaquim Veríssimo Serrão); Metodologia da investigação redacção e apresentação de trabalhos científicos , Porto, Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN: 972-26-1559-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas unidades de Seminário (S) apresentação, sensibilização, discussão de conceitos, processos de pesquisa e análise, promoção de debate em torno de ideias chave, decorrentes dos trabalhos de investigação em curso.
Acompanhamento e orientação nas PL dos alunos no trabalho em instituições tais como arquivos públicos e privados, bibliotecas, museus, centros de documentação, etc.)

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 42,00
Práticas laboratoriais (pesquisa em arquivo, biblioteca, centros documentação,etc.) Trabalho escrito 56,00 2007-12-20
Pesquisa de fontes de informação e avaliação do teor da fonte Trabalho escrito 20,00 2007-11-10
Pesquisa bibliográfica e reflexão para definição de uma questão no âmbito de um tema escolhido Trabalho escrito 20,00 2007-10-10
Selecção e organização dos elementos de informação Trabalho escrito 20,00 2007-11-30
análise dos dados Teste 15,00 2007-12-14
Elaboração do relatório Trabalho escrito 20,00 2008-01-11
Apresentação oral trabalho Teste 0,50 2008-01-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 130,5 2008-01-11
Total: 130,50

Obtenção de frequência

A frequência obrigatória a 75% das unidades lectivas, requesito para avaliação, será controlada por meio de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Aproj 5% + Apr 5% + RI. 75% + Ap15%

Aproj - apresentação do projecto
Apr - apresentação primeiros resultados
RI - relatório de investigação
Ap- apresentação pública

Provas e trabalhos especiais

Todos os estudantes sujeitos a regime especial estão obrigados a cumprir todas as componentes de avaliação. De acordo com a legislação aplicável aos seus casos poderá ser necessário proceder-se a uma calendarização específica combinada entre docentes e alunos, no início do ano lectivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sujeitos a regimes especiais de avaliação poderão solicitar acompanhamento especializado.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final obtém-se através da reformulação e reapreciação das seguintes componentes de avaliação - Relatório de Investigação e Apresentação pública do mesmo.

Observações

O resultado do seminário será um trabalho de pesquisa que nunca poderá ter menos de 20 pág. nem ser superior a 50 pág.
Este trabalho terá de ser apresentado perante um júri (2pessoas) e discutido em sessão de não mais de 30 min
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