Seminário em História Moderna
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HISTO |
7 |
Licenciatura em História |
1 |
- |
12 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade deverão assumir a forma de relatório científico.
Programa
1. Noções básicas de metodologia do trabalho científico
1.1. Apresentação e discussão de conceitos considerados essenciais
1.2. As diferentes fases do trabalho de pesquisa
2. Fontes para a História Moderna
2.1. Identificação dos produtores de informação
2.2. Guia dos núcleos mais exemplares
3. Técnicas e métodos de recolha e análise da informação (A construção de bases de dados informatizadas; A recuperação e tratamento da informação)
3.1. Análise qualitativa
3.2. Análise quantitativa
Bibliografia Obrigatória
AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto: Ed. Autor, 1996
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa: Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Lisboa: Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos (pref. Joaquim Veríssimo Serrão); Metodologia da investigação redacção e apresentação de trabalhos científicos , Porto, Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN: 972-26-1559-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas unidades de Seminário (S) apresentação, sensibilização, discussão de conceitos, processos de pesquisa e análise, promoção de debate em torno de ideias chave, decorrentes dos trabalhos de investigação em curso.
Acompanhamento e orientação nas PL dos alunos no trabalho em instituições tais como arquivos públicos e privados, bibliotecas, museus, centros de documentação, etc.)
Palavras Chave
Humanidades > História > História moderna
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
Práticas laboratoriais (pesquisa em arquivo, biblioteca, centros documentação,etc.) |
Trabalho escrito |
56,00 |
|
2007-12-20 |
Pesquisa de fontes de informação e avaliação do teor da fonte |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-11-10 |
Pesquisa bibliográfica e reflexão para definição de uma questão no âmbito de um tema escolhido |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-10-10 |
Selecção e organização dos elementos de informação |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-11-30 |
análise dos dados |
Teste |
15,00 |
|
2007-12-14 |
Elaboração do relatório |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2008-01-11 |
Apresentação oral trabalho |
Teste |
0,50 |
|
2008-01-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
130,5 |
2008-01-11 |
|
Total: |
130,50 |
|
Obtenção de frequência
A frequência obrigatória a 75% das unidades lectivas, requesito para avaliação, será controlada por meio de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = Aproj 5% + Apr 5% + RI. 75% + Ap15%
Aproj - apresentação do projecto
Apr - apresentação primeiros resultados
RI - relatório de investigação
Ap- apresentação pública
Provas e trabalhos especiais
Todos os estudantes sujeitos a regime especial estão obrigados a cumprir todas as componentes de avaliação. De acordo com a legislação aplicável aos seus casos poderá ser necessário proceder-se a uma calendarização específica combinada entre docentes e alunos, no início do ano lectivo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes sujeitos a regimes especiais de avaliação poderão solicitar acompanhamento especializado.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final obtém-se através da reformulação e reapreciação das seguintes componentes de avaliação - Relatório de Investigação e Apresentação pública do mesmo.
Observações
O resultado do seminário será um trabalho de pesquisa que nunca poderá ter menos de 20 pág. nem ser superior a 50 pág.
Este trabalho terá de ser apresentado perante um júri (2pessoas) e discutido em sessão de não mais de 30 min