Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO019

História da Cultura na Época Contemporânea

Código: HISTO019     Sigla: HCECON

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 1 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 -
3
HIS 50 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 -
HISTO 77 Licenciatura em História 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Sensibilizar os discentes para os movimentos culturais mais relevantes da contemporaneidade ocidental.
- Compreender e interpretar as principais manifestações culturais e vectores mentais da época contemporânea.
- Apurar o domínio de conceitos e estabelecimento de nexos entre eles.
- Orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.
-

Programa

1. Apresentação da disciplina: metodologias de ensino, modalidades e critérios de avaliação, fontes e bibliografia.
2. As Luzes e o pensamento crítico.
3. O Romantismo como revolução cultural.
4. Laicismo e Secularização.
5. Movimentos culturais da 2ª metade de Oitocentos e a relação filosofia/arte/ciência.
6. Intelectuais, cultura e ideologias na primeira metade do século XX.
7. O período de entre guerras – transformações comportamentais da sociedade ocidental.

Bibliografia Obrigatória

BAUMER, Franklin L. ; O Pensamento Europeu Moderno, 2 vols, Lisboa, Edições 70, 1990
CHAUNU, Pierre; A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols, Lisboa, Estampa, 1985
GUSDORF, Georges; Le Romantisme, 2 vols., Paris, Payot, 1993-1998. ISBN: 2-228-88694-7
MINOIS, George; L'Église et la Science. Histoire d'un Malentendue, Paris, Gallimard, 1991. ISBN: 2-213-02504-6
RÉMOND, René; L'Anticlericalisme en France de 1815 à nos jours, Paris, Fayard, 1977. ISBN: 2-213-00322-X
WATSON, Peter; Historia Intelectual del siglo XX, Barcelona, Editorial Crítica, 2002. ISBN: 84-8432-310-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T-P: Ensino teórico-prático, com vertente expositiva apoiada em suportes documentais.
Aulas O-T: Abordagem problematizante dos conteúdos da disciplina a partir da promoção de debates; apresentação oral de relatórios realizados pelos alunos no decurso do seu trabalho autónomo; discussão de bibliografia.

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Exame Exame 2,00 2008-01-31
Trabalho de investigação - preparação e redacção Trabalho escrito 31,00 2008-01-04
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 66 2008-01-31
Orientação Tutorial Frequência das aulas 7 2007-12-14
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência a 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 70% EF + 30% TI
EF - Exame Final
TI - Trabalho de Investigação

Provas e trabalhos especiais

Nõ se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida aos estudantes que estejam legalmente dispensados da frequência lectiva.


Melhoria de classificação

Deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno repetir apenas a prova a que não tenha obtido classificação satisfatória.
Recomendar Página Voltar ao Topo