Literatura Norte-Americana I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo deste seminário é estudar diversas figurações da América, enquanto espaço (literal e simbólico) de eleição e rejeição, na poesia norte-americana. Nesse sentido, serão estudados, com maior ou menor ênfase, poetas de diferentes momentos históricos, desde o século XVII até ao século XXI. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos da poesia Norte-Americana.
Programa
Se Anne Bradstreet e Edward Taylor, autores puritanos, apresentam na sua poesia imagens de uma América no período pós-colonial, Walt Whitman e Emily Dickinson, mantendo com o pensamento de Ralph Waldo Emerson uma relação de ambivalência, funcionam simultaneamente como paradigma de formas de ver e percepcionar diversamente a América do século XIX e como precursores da modernidade. Por sua vez, a poesia de Hilda Doolittle, inscrita embora no grande rompimento estético que representou o Modernismo e que pode ser exemplificado na poesia e na poética de T.S. Eliot, deixa perceber questões relativas às políticas sexuais que continuarão na poesia de Sylvia Plath e de Adrienne Rich, aqui lidas como exemplos de uma América em crise de identidades: a geográfica e a sexual.
Bibliografia Obrigatória
Hilda Doolitle; Selected Poems, Carcanet, 1997
T.S. Eliot; Selected Poems, Faber and Faber, 1982
Walt Whitman; Leaves of Grass, W.W. Norton, 1973
The Poems of Emily Dickinson; Emily Dickinson, Faber and Faber, 1982
R.W.Emerson; The Portable Emerson, Penguin, 1981
Plath, Sylvia; Collected Poems , Faber and Faber, 1981
Charles Hambrick-Stowe, ed.; Early New England Meditative Poetry: Anne Bradstreet and Edward Taylor, Paulist Press, 1988
Adrienne Rich; The Fact of a Doorframe: Poems 1950-2000, W.W. Norton, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
Research |
Trabalho escrito |
98,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Study |
Estudo autónomo |
20 |
2011-02-08 |
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de:
a) participação activa nas sessões do seminário - 50%
b) elaboração de um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 50%
Provas e trabalhos especiais
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A