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Literatura Norte-Americana I

Código: MEAAM015     Sigla: LNA1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAAL 1 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
EAAM 0 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
EAAT 0 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
MEAA 16 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 5,5 2

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luisa Ribeiro Barata do Amaral Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Ana Luisa Ribeiro Barata do Amaral 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo deste seminário é estudar diversas figurações da América, enquanto espaço (literal e simbólico) de eleição e rejeição, na poesia norte-americana. Nesse sentido, serão estudados, com maior ou menor ênfase, poetas de diferentes momentos históricos, desde o século XVII até ao século XXI. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos da poesia Norte-Americana.

Programa

Se Anne Bradstreet e Edward Taylor, autores puritanos, apresentam na sua poesia imagens de uma América no período pós-colonial, Walt Whitman e Emily Dickinson, mantendo com o pensamento de Ralph Waldo Emerson uma relação de ambivalência, funcionam simultaneamente como paradigma de formas de ver e percepcionar diversamente a América do século XIX e como precursores da modernidade. Por sua vez, a poesia de Hilda Doolittle, inscrita embora no grande rompimento estético que representou o Modernismo e que pode ser exemplificado na poesia e na poética de T.S. Eliot, deixa perceber questões relativas às políticas sexuais que continuarão na poesia de Sylvia Plath e de Adrienne Rich, aqui lidas como exemplos de uma América em crise de identidades: a geográfica e a sexual.

Bibliografia Obrigatória

Hilda Doolitle; Selected Poems, Carcanet, 1997
T.S. Eliot; Selected Poems, Faber and Faber, 1982
Walt Whitman; Leaves of Grass, W.W. Norton, 1973
The Poems of Emily Dickinson; Emily Dickinson, Faber and Faber, 1982
R.W.Emerson; The Portable Emerson, Penguin, 1981
Plath, Sylvia; Collected Poems , Faber and Faber, 1981
Charles Hambrick-Stowe, ed.; Early New England Meditative Poetry: Anne Bradstreet and Edward Taylor, Paulist Press, 1988
Adrienne Rich; The Fact of a Doorframe: Poems 1950-2000, W.W. Norton, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Research Trabalho escrito 98,50
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Study Estudo autónomo 20 2011-02-08
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de:
a) participação activa nas sessões do seminário - 50%
b) elaboração de um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 50%



Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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