Literatura Norte-Americana I
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa procurará analisar as características e usos do lugar na Literatura Norte-Americana, nomeadamente o modo como a cidade se tem reconceptualizado desde as suas origens até ao pós- 2ª Guerra Mundial, bem como o lugar profundo e complexo que assume nas perspectivas simbólicas da(s) cultura(s) em que está integrada. Abordando os Estados Unidos como uma cultura de cidades e como uma pluralidade de experiências urbanas - sem esquecer a presença constante, em todo este contexto, de valores não-urbanos como parte de uma América “perdida” algures no passado -, o programa visa o trajecto da cidade na Literatura Norte-Americana em ligação com vários períodos e movimentos literários.
O curso contribuirá para um aprofundamento de conhecimentos no âmbito da Literatura Norte-Americana com base numa análise literária da cidade; implicará a discussão de alguns dos grandes movimentos sociais, estéticos, culturais e literários dos séculos XIX e XX na América; abarcará na pesquisa em torno da cidade americana alguma da vasta investigação levada a cabo nos Estados Unidos, mas também no Reino Unido e na restante Europa.
Programa
O presente programa está centrado no modo como as cidades estão representadas na Literatura Norte-Americana, tendo em consideração uma natureza selvática, uma fronteira e um pastoralismo em oposição aos quais a cidade afirma o seu significado, mas também experiências comunitárias, movimentos urbanos e conceitos literários como o modernismo, para o qual a cidade se constitui como elemento definidor, ou como o pós-modernismo, no qual a cidade se transforma num labirinto indeterminado. Consequentemente, os autores cimeiros da segunda metade do século XX, situando a cidade moderna no fim de um processo histórico, vão questionar os elementos históricos, míticos e estéticos do modernismo.
Cada época revela uma identidade urbana que dá a conhecer os valores culturais, ocultos ou secretos, da América. As obras incluídas na bibliografia principal são exemplos significativos da utilização do lugar, abarcando a cidade na sua dimensão literal, a resposta de uma personagem a esse tipo de lugar tanto no seu carácter concreto como na sua relação simbólica, e o modo
segundo o qual a dimensão textual da cidade dá significado e forma à ficção narrativa.
Bibliografia Obrigatória
Nathaniel Hawthorne; The Blithedale Romance, Penguin, 1986 [1852]
John Dos Passos; Manhattan Transfer, Penguin, 2000 [1925]
Paul Auster; The New York Trilogy, Faber & Faber, 1992 [1987]
Observações Bibliográficas
Bibliografia Complementar
Embora seja da responsabilidade dos mestrandos a organização de bibliografia especializada que sirva de base à sua injvestigação, ser-lhes-ão aconselhados estudos críticos sobre os textos acima referidos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Quinze sessões semanais em regime de seminário
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas americanas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
Trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
98,50 |
|
2009-01-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo orientado |
Estudo autónomo |
20 |
2009-01-17 |
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das sessões de seminário.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos resultados de:
a) participação activa nas sessões do seminário
b) avaliação oral final
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
No caso de se verificar a inscrição no Mestrado de alunos que não dominem o Português, a lingua de ensino será o Inglês.