Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC010

Comunicação Empresarial

Código: CC010     Sigla: CE_CC

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 131 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 • Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial no contexto actual
• Conhecer os meios de comunicação empresarial
• Compreender os conceitos básicos no campo comunicacional.
• Analisar e solucionar problemas comunicacionais nas organizações.

Programa

1 1. A comunicação empresarial: contexto actual, caracterização e funções
2. O processo e meios de comunicação
3. Novas tecnologias de comunicação
4. A cultura organizacional (cadeia de valor e satisfação do cliente)
5. A Comunicação Institucional

6. A Comunicação Interna






Bibliografia Obrigatória

Clampitt, P. G; Communicating for Managerial Effectiveness, Sage Publications, 3th Edition, 2004
Hynes, G.; Managerial Communication: Strategies and Applications, McGraw-Hill/Irwin, 2004

Bibliografia Complementar

Kitchen, P. J; Marketing Communications: Principles and Practice, Thomson Learning , 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos utilizados pretendem conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade por parte dos alunos:

- Exposições

Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.

- Casos práticos

Análise, discussão e tomada de decisões individuais e em grupo relativas a situações concretas típicas do Marketing

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação contempla duas alternativas:

- avaliação distribuída
ou
- exame final

2. Avaliação distribuída

2.1 A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

Trabalho de grupo 40% (25% relatório + 15% apresentação)
Teste global individual 60%

2.2 O trabalho será o desenvolvimento e aplicação de um dos pontos da matéria leccionada a uma marca/empresa existente, previamente seleccionada pelos alunos.
O trabalho será apresentado oralmente, sendo que
cada elemento do grupo deverá participar activamente na sua apresentação. Cada grupo é composto por 4 elementos.


2.3 São aprovados os alunos que respeitem em simultâneo as duas condições seguintes:

- obtenham uma classificação média final igual ou superior a dez valores;
- não obtenham nem no trabalho de grupo nem no teste global uma classificação inferior a sete valores.

3. Avaliação por exame final

3.1 Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final nos termos definidos pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade.

4. Época de recurso

4.1 No que respeita à época de recurso, os alunos têm duas alternativas:

- caso tenham elaborado trabalho de grupo e não se tenham submetido a qualquer prova individual em 1ª época (teste global ou exame), poderão, se assim o desejarem, ser avaliados com base no trabalho de grupo e no exame de 2ª época de acordo com as ponderações estabelecidas no ponto 2.1;

- caso não tenham elaborado trabalho ou se tenham submetido a prova individual em 1ª época, a avaliação de 2ª época será constituída apenas pelo respectivo exame.



Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

Trabalho de grupo 40% (25% relatório + 15% apresentação)
Teste global individual 60%
Recomendar Página Voltar ao Topo