Comunicação Empresarial
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial no contexto actual
• Conhecer os meios de comunicação empresarial
• Compreender os conceitos básicos no campo comunicacional.
• Analisar e solucionar problemas comunicacionais nas organizações.
Programa
1 1. A comunicação empresarial: contexto actual, caracterização e funções
2. O processo e meios de comunicação
3. Novas tecnologias de comunicação
4. A cultura organizacional (cadeia de valor e satisfação do cliente)
5. A Comunicação Institucional
6. A Comunicação Interna
Bibliografia Obrigatória
Clampitt, P. G; Communicating for Managerial Effectiveness, Sage Publications, 3th Edition, 2004
Hynes, G.; Managerial Communication: Strategies and Applications, McGraw-Hill/Irwin, 2004
Bibliografia Complementar
Kitchen, P. J; Marketing Communications: Principles and Practice, Thomson Learning , 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos utilizados pretendem conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade por parte dos alunos:
- Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.
- Casos práticos
Análise, discussão e tomada de decisões individuais e em grupo relativas a situações concretas típicas do Marketing
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- avaliação distribuída
ou
- exame final
2. Avaliação distribuída
2.1 A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
Trabalho de grupo 40% (25% relatório + 15% apresentação)
Teste global individual 60%
2.2 O trabalho será o desenvolvimento e aplicação de um dos pontos da matéria leccionada a uma marca/empresa existente, previamente seleccionada pelos alunos.
O trabalho será apresentado oralmente, sendo que
cada elemento do grupo deverá participar activamente na sua apresentação. Cada grupo é composto por 4 elementos.
2.3 São aprovados os alunos que respeitem em simultâneo as duas condições seguintes:
- obtenham uma classificação média final igual ou superior a dez valores;
- não obtenham nem no trabalho de grupo nem no teste global uma classificação inferior a sete valores.
3. Avaliação por exame final
3.1 Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final nos termos definidos pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade.
4. Época de recurso
4.1 No que respeita à época de recurso, os alunos têm duas alternativas:
- caso tenham elaborado trabalho de grupo e não se tenham submetido a qualquer prova individual em 1ª época (teste global ou exame), poderão, se assim o desejarem, ser avaliados com base no trabalho de grupo e no exame de 2ª época de acordo com as ponderações estabelecidas no ponto 2.1;
- caso não tenham elaborado trabalho ou se tenham submetido a prova individual em 1ª época, a avaliação de 2ª época será constituída apenas pelo respectivo exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
Trabalho de grupo 40% (25% relatório + 15% apresentação)
Teste global individual 60%