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Ateliê de Jornalismo

Código: CC004     Sigla: AJOR

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 40 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.

Programa

Imprensa
Docente: Helder Bastos

1. Editorial
1.1. Definição e função
1.2. Classificação
1.3. Estilo e técnica
1.4. Exposição e argumentação: princípio do contraditório
1.5. Análise de publicações nacionais e estrangeiras

2. Artigo
2.1. Definição e função
2.2. Estrutura
2.3. Características e tipos
2.4. Juízos de valor e senso comum
2.5. Regras de argumentação
2.6. Correntes actuais

3. Comentário
3.1. Definição e função
3.2. Características e tipos
3.3. Visão dos factos de actualidade
3.4. Relevância do pormenor

4. Crónica
4.1. Definição e função
4.2. Características e tipos
4.3. Estilos
4.4. Interpretação subjectiva da realidade


Rádio
Docente: Isabel Reis

1. Entrevista
1.1. Tipos de entrevista
1.2. Planificação e técnicas de entrevista radiofónica em directo e em diferido. Cuidados éticos e técnicos.
1.3. A estrutura, abertura e fecho

2. Reportagem
2.1. Tipos de reportagem
2.2. Planificação, estrutura e acção narrativa
2.3. A reportagem e os campos semânticos sonoros
2.4. O directo e o improviso

3. As novas narrativas sonoras na internet

4. Os Noticiários
4.1. Tipos e estrutura


Televisão
Docente: Sandra Sá Couto

1. A entrevista em Televisão
1.1. As diferentes modalidades
1.2. O poder da pergunta
1.3. Visionamento e análise crítica de entrevistas
1.4. Gravação e realização de uma entrevista em estúdio

2. O texto em Televisão
2.1. Narrativa vídeo pré-determinada
2.2. Sonorização de texto

3. O directo em Televisão
3.1. As técnicas do “ improviso”
3.2. Visionamento crítico dos directos
3.3. O pivot. Escrita e gravação de pivots para um jornal televisivo

4. A construção do jornal televisivo


Online
Docente: Helder Bastos

1. Teoria do ciberjornalismo
1.1. Elementos de narrativa digital
1.2. Princípios da reportagem multimédia
1.3. Escrita hipertextual
1.4. Géneros interpretativos: a reportagem e a crónica

2. Prática do ciberjornalismo
2.1. Elaboração de ciberjornais

Bibliografia Obrigatória

Boyd, Andrew ; Journalism. Techniques of radio & TV news, Focal Press, 2001
Dayan, Daniel e Katz, Elihu; A história em Directo, Minerva, 1999
Grijelmo, Álex; El estilo del periodista, Taurus, 2003
Prado, Emílio ; Estrutura da informação radiofónica, Summus Editorial, 1989
Vivaldi, Gonzalo; Géneros Periodísticos, Editorial Paraninfo, 1986
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de exercícios práticos.

Software

Adobe InDesign

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 54,00
Trabalhos Exame 81,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua - 100%

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Observações

Os alunos abrangidos pelo artigo 16º do Regulamento de Avaliação da FLUP podem optar por avaliação contínua, cumprindo o exigido para a avaliação distribuída
sem exame final, ou por exame final.
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