Ateliê de Jornalismo
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.
Programa
Imprensa
Docente: Helder Bastos
1. Editorial
1.1. Definição e função
1.2. Classificação
1.3. Estilo e técnica
1.4. Exposição e argumentação: princípio do contraditório
1.5. Análise de publicações nacionais e estrangeiras
2. Artigo
2.1. Definição e função
2.2. Estrutura
2.3. Características e tipos
2.4. Juízos de valor e senso comum
2.5. Regras de argumentação
2.6. Correntes actuais
3. Comentário
3.1. Definição e função
3.2. Características e tipos
3.3. Visão dos factos de actualidade
3.4. Relevância do pormenor
4. Crónica
4.1. Definição e função
4.2. Características e tipos
4.3. Estilos
4.4. Interpretação subjectiva da realidade
Rádio
Docente: Isabel Reis
1. Entrevista
1.1. Tipos de entrevista
1.2. Planificação e técnicas de entrevista radiofónica em directo e em diferido. Cuidados éticos e técnicos.
1.3. A estrutura, abertura e fecho
2. Reportagem
2.1. Tipos de reportagem
2.2. Planificação, estrutura e acção narrativa
2.3. A reportagem e os campos semânticos sonoros
2.4. O directo e o improviso
3. As novas narrativas sonoras na internet
4. Os Noticiários
4.1. Tipos e estrutura
Televisão
Docente: Sandra Sá Couto
1. A entrevista em Televisão
1.1. As diferentes modalidades
1.2. O poder da pergunta
1.3. Visionamento e análise crítica de entrevistas
1.4. Gravação e realização de uma entrevista em estúdio
2. O texto em Televisão
2.1. Narrativa vídeo pré-determinada
2.2. Sonorização de texto
3. O directo em Televisão
3.1. As técnicas do “ improviso”
3.2. Visionamento crítico dos directos
3.3. O pivot. Escrita e gravação de pivots para um jornal televisivo
4. A construção do jornal televisivo
Online
Docente: Helder Bastos
1. Teoria do ciberjornalismo
1.1. Elementos de narrativa digital
1.2. Princípios da reportagem multimédia
1.3. Escrita hipertextual
1.4. Géneros interpretativos: a reportagem e a crónica
2. Prática do ciberjornalismo
2.1. Elaboração de ciberjornais
Bibliografia Obrigatória
Boyd, Andrew ; Journalism. Techniques of radio & TV news, Focal Press, 2001
Dayan, Daniel e Katz, Elihu; A história em Directo, Minerva, 1999
Grijelmo, Álex; El estilo del periodista, Taurus, 2003
Prado, Emílio ; Estrutura da informação radiofónica, Summus Editorial, 1989
Vivaldi, Gonzalo; Géneros Periodísticos, Editorial Paraninfo, 1986
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização de exercícios práticos.
Software
Adobe InDesign
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
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| Trabalhos |
Exame |
81,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua - 100%
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Observações
Os alunos abrangidos pelo artigo 16º do Regulamento de Avaliação da FLUP podem optar por avaliação contínua, cumprindo o exigido para a avaliação distribuída
sem exame final, ou por exame final.