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Conservação Preventiva

Código: ARQU029     Sigla: CPRE

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 13 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 6 52 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação, equipando os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.

Programa

1. Introdução
1.1. Património e conservação
1.1.1. Conceitos: Génese e evolução
1.1.2. Cartas e Convenções

2. Materiais e contextos arqueológicos
2.1. Vulnerabilidades/resistências
2.2. Alteração. Agentes, mecanismos de interacção e evidências

3. Âmbito e metodologias de intervenção
3.1. In situ. Os “primeiros socorros”
3.1.1. Metodologias de levantamento e recolha
3.1.2. Acondicionamento e transporte
3.2. Em laboratório
3.2.1. Manuseamento
3.2.2. Limpeza
3.2.3. Estabilização/Fixação
3.2.4. Marcação
3.2.5. Protecção
3.3. Em reserva e exposição
3.3.1. Acondicionamento
3.3.2. Gestão ambiental

Bibliografia Obrigatória

PEARSON, C.; The Conservation Of Marine Archaeological Objects, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-10668-9
WATKINSON, D.; First Aid for Finds, Rescue/UKIC, 1987. ISBN: 0903789132
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
CRONYN, J. M.; The Elements of Archaeological Conservation, Routledge, 1992. ISBN: 0-415-01207-4
RODGERS, B.A.; The Archaeologist’s Manual for Conservation: A Guide to Non-Toxic, Minimal Intervention Artifact Stablization, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2004. ISBN: 0-306-48466-8
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
Pye, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
MUSEUMS & GALLERIES COMMISSION ; Standards in the Museum Care of Archaeological Collections, MGC, 1992. ISBN: 0-948630-15-9
PEARSON, C.; Rock Art and Posterity: Conserving, Managing and Recording Rock Art, Australian Rock Art Research Publication, 1991. ISBN: 0-646-03751-x

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre será fornecida bibliografia específica sobre os diferentes temas do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem activas, como a actividades de campo, simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de carácter individual e de grupo.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Redacção de relatórios Trabalho escrito 20,00 2012-06-04
Preparação e apresentação de aula Teste 30,00 2012-06-04
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Elaboração de trabalho escrito de investigação temática Estudo autónomo 56 2012-07-16
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão possuir inscrição regularizada e, como pré-requisito, garantir uma assiduidade de 75%, quer às aulas quer às sessões de orientação tutorial. A assiduidade será verificada pela docente através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Estão dispensados do pré-requisito os alunos abrangidos por legislação própria.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:

- Participação construtiva nas aulas (15%)
- Redacção de relatórios (25%)
- Elaboração de trabalho escrito de investigação temática (30%)
- Preparação e apresentação de uma aula (30%)

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados do pré-requisito da frequência e que não a tenham obtido deverão:

- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes
- Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em local e dia a acordar
- Proceder, autonomamente, a actividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e redigir respectivo relatório

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP
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