Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0924

Literatura e Artes II

Código: FLUP0924     Sigla: LA2

Ocorrência: 2005/2006 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EF 7 Plano Oficial - LEF 2 2,5 5 -
EFA 3 Plano Oficial - LEFA 3 2,5 5 -
4
EFI 0 Plano Oficial - LEFI 3 2,5 5 -
4
EPA 1 Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
3
4
EPE 0 Plano Oficial - LEPE 2 2,5 5 -
3
4
EPF 2 Plano Oficial - LEPF 2 2,5 5 -
3
4
EPI 2 Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
3
4
EPO 0 Plano Oficial - LEPO 3 2,5 5 -
4

Objetivos

Abordagem da História do cinema e das características particulares da cinematografia francesa.
Reconhecimento do funcionamento específico, tanto ao nível semântico como narrativo, da imagem-som por comparação com as formas verbais.
Determinação da influência recíproca do cinema e da literatura francesa ao longo do século XX.
Aquisição de uma metodologia de análise e exercício das capacidades críticas sobre objectos fílmicos.

Programa

Conteúdos
1. O cinema dentro dos mass media: função social e funcionamento publicitário/propagandístico da imagem.
2. Análise comparada do verbo e da imagem. Teorias da montagem: produção de sentido e narratividade.
3. A recepção: leitura e visionamento.
a) Inscrição do tempo e fixação no tempo.
b) Nomeação e objectivação.
c) Fenómenos de projecção-identificação.
4. O caso particular da adaptação: perspectiva estética.
a) Obras teatrais no cinema mudo.
b) Modelo romanesco e dramático do argumento cinematográfico.
c) Ilustração ou meta-discurso.
5. Cinema e Literatura: perspectiva histórica; influências recíprocas.
a) Do cinematógrafo ao surrealismo: fixação de uma iconografia.
b) Do cinema ao Nouveau roman: determinação de um «espaço literário».
c) Do Nouveau roman à Nouvelle vague: abolição das fronteiras.
6. Autores e cineastas.
a) O papel de Alain Resnais.
b) Marguerite Duras e Alain Robbe-Grillet, romancistas e realizadores.
c) O caso Jean-Luc Godard.

Actividades
1. Visionamento e análise de filmes.
2. Comparação de um texto literário com a sua adaptação cinematográfica (trabalho de pesquisa).

Bibliografia Principal

A. Bazin, Qu’est-ce que le cinéma?, Paris, Editions du Cerf, 1981.
G. Deleuze, L’image-mouvement, Paris, Editions de Minuit, 1983.
G. Deleuze, L’image-temps, Paris, Editions de Minuit, 1985.
S. M. Eisenstein, Le film, sa forme, son sens, Paris, Christian Bourgois, 1976.
J.-L. Godard, J.-L. Godard par J.-L. Godard, Paris, Pierre Belfont, 1968.
J.-L. Godard, Introduction à une véritable Histoire du Cinéma, Paris, Editions Albatros, 1980.
C. Metz, Essais sur la signification au cinéma, (tomos I e II), Paris, Klincksieck, 1968.
C. Metz, Langage et Cinéma, Paris, Editions Albatros, 1981.
D. Vertov, Articles, journaux, projets, Paris, Union Générale d’Editions 10/18, 1972.
(As referências bibliográficas complementares serão comunicadas no decorrer das aulas).

Uma escolha de filmes será apresentada nas aulas práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Positiva no exame final / Positiva obtida pela média das várias componentes de avaliação.
Conforme o tipo de avaliação, obrigatoriedade ou não de frequencia das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final 100% ou trabalhos de análise realizados ao longo do ano: média com coeficiente de progressão.
De acordo com o tipo de avaliação, percentagem de cada um dos componentes.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de investigação: método comparatista: escrita literária e fílmica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino:francês e português.
Recomendar Página Voltar ao Topo