Resumo (PT):
O presente trabalho incidiu sobre a análise de um conjunto de crónicas humorísticas e satíricas da autoria de Ricardo Araújo Pereira, publicadas entre Dezembro de 2011 e Março de 2013, na revista de grande informação Visão, com o objetivo de isolar um conjunto de recorrências enunciativo-pragmáticas no discurso do autor. Das recorrências identificadas, foram selecionadas para este trabalho aquelas que mais de perto se relacionam com o tema ‘modalização e géneros discursivos’, tais como certos marcadores de modalização, epistémica, deôntica e apreciativa, usados
na construção do tom irónico. Outras recorrências, como a intertextualidade e interdiscursividade, e a invocação de ‘vozes’ de outros, voltadas, ora para a validação do seu próprio discurso, ora para a
desqualificação do discurso do Outro, dão cumprimento à dimensão pragmática de sátira das suas crónicas. Também as marcas de um registo informal oralizante contribuem para um estilo de escrita dialogal e expressivo. Os contrassensos (non-senses), ora resultantes da combinação sintagmática de expressões paradigmaticamente distantes, em termos de registo de língua, ora, da aproximação sintática de realidades semântica e pragmaticamente incompatíveis, contribuem, em conjunto com as
restantes características, para configurar o estilo de escrita das crónicas de Ricardo Araújo Pereira.
Abstract (EN):
This study focused on the analysis of a set of satirical chronicles of Ricardo Araújo Pereira, published between December 2011 and March 2013, in the newsmagazine Visão, in order to isolate a set of enunciative-pragmatic recurrences in the author’s discourse. Amongst the isolated recurrences we selected for this paper the most closely related to the topic ‘modality and
the genres’ such as the markers of epistemic, deontic and appreciative modality, used to construct the ironic tone pervasive throughout his speech. Other recurrences such as intertextuality and interdiscursivity and the invocation of other ‘voices’ are either directed to the validation of his own
discourse, or to the disqualification of the discourse of the other, in compliance with the pragmatic dimension of social satire of his chronicles. Similarly, the marks of an oral informal register contribute to a dialogical and expressive writing style. The nonsenses, either resulting from the syntagmatic combination of paradigmatic distant expressions in terms of language registers, or from the syntactic combination of semantic-pragmatic incompatible realities, contribute, together with the rest of the markers, to the writing style of Ricardo Araújo Pereira’s humorous articles.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: