Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Reforço de Resíduos de Construção e Demolição reciclados com geossintéticos. Estudo da resistência das interfaces

Reforço de Resíduos de Construção e Demolição reciclados com geossintéticos. Estudo da resistência das interfaces

Título
Reforço de Resíduos de Construção e Demolição reciclados com geossintéticos. Estudo da resistência das interfaces
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2022-05
Autores
Paulo M. Pereira
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ata de Conferência Internacional
Outras Informações
Resumo (PT): : A redução da exploração de recursos naturais não renováveis tornou-se, ao longo dos últimos anos, uma preocupação constante associada à preservação do meio ambiente e que tem vindo a incentivar o recurso a materiais alternativos. No setor da construção, entre esses materiais alternativas encontram-se os agregados reciclados provenientes de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A valorização de RCD em aterros reforçados com geossintéticos, como alternativa aos solos naturais utilizados na construção destas estruturas, é uma área que tem vindo a ser explorada, mas que ainda não atingiu a fase de aplicação prática corrente. Neste trabalho apresenta-se um estudo laboratorial que visa avaliar a viabilidade da utilização de um agregado reciclado de granulometria fina proveniente do processo de reciclagem de RCD, com pouco aceitação no mercado, na construção de aterros reforçados com geossintéticos. O estudo que se apresenta compreende a caracterização física e mecânica do RCD reciclado e a análise da interação entre esse material e dois geossintéticos de reforço (um geotêxtil e uma geogrelha), através da realização de ensaios de corte direto e ensaios de arranque. Os resultados evidenciam um bom desempenho das interfaces RCD/geossintético em termos de resistência ao corte e ao arranque, com coeficientes de interação da mesma ordem de grandeza, ou mesmo superiores, aos reportados na bibliografia para materiais de aterro convencionais. Comparativamente com o geotêxtil, a geogrelha teve um desempenho ligeiramente superior. Em termos gerais, o recurso a RCD reciclados parece ser uma alternativa viável aos solos naturais utilizados habitualmente como material de aterro neste tipo de estruturas.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 8
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Time-Dependent Response of a Recycled C&D Material-Geotextile Interface under Direct Shear Mode (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Fernanda Ferreira; Paulo M. Pereira; Castorina Silva Vieira; Maria de Lurdes Lopes
Long-Term Tensile Behavior of a High-Strength Geotextile after Exposure to Recycled Construction and Demolition Materials (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Fernanda Ferreira; Paulo Pereira; Castorina Silva Vieira; Maria de Lurdes Lopes
Viabilidade do Uso de um Agregado Reciclado de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) no Preenchimento de Valas. (2021)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Paulo M. Pereira; Castorina Silva Vieira; Maria de Lurdes Lopes
Viability of using fine and coarse recycled aggregates from Construction and Demolition Waste in Embankment and Capping Layer of Transport Infrastructures (2022)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Paulo M. Pereira; Castorina Silva Vieira; Maria de Lurdes Lopes
Valorisation of C&D waste as backfill material of geosynthetic reinforced structures – study of the long-term behaviour (2023)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Castorina Silva Vieira; Fernanda Ferreira; Paulo M. Pereira; Maria de Lurdes Lopes; António Topa Gomes; Sérgio Madeira; Nuno Cristelo

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo