Você está em: Início > Notícias > Professora Isabel Pires de Lima homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Sófia

Cerimónia decorreu no dia 26 de novembro.

foto1  foto2

No dia 26 de novembro de 2019, numa cerimónia solene na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Sófia, Isabel Pires de Lima, Professora Emérita da Universidade do Porto, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Sófia “Kliment Ohridski".

A proposta para atribuição do grau honorário da instituição de ensino superior mais antiga da Bulgária à Professora Isabel Pires de Lima foi da Faculdade de Filologia Clássica e Moderna, justificando-se “pelas suas altas realizações científicas no campo da lusitanística” e pela contribuição concreta para a promoção da cooperação pedagógica e científica entre a Universidade do Porto e a Universidade de Sófia.

A cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade de Sófia, Prof. Doutor Sc. Anastas Guerdjikov, contou com a presença da Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e foi aberta pela Prof.ª Doutora Madeleine Danova, Decana da Faculdade de Filosofia Clássica e Nova, que apresentou a homenageada e fez o seu elogio. Seguiu-se a Oração de Sapiência da Professora Isabel Pires de Lima, subordinada ao título O Poder das Humanidades: o lugar da Literatura.

Dignou-se assistir à cerimónia a Senhora Embaixadora de Portugal em Sófia, Dra. Helena de Almeida Coutinho.

foto3

Isabel Pires de Lima é Professora Emérita da Universidade do Porto, ficando responsável pela promoção, nacional e internacional, das atividades do Centro de Estudo de Cultura Portuguesa.

É Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Investigadora Integrada do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Unidade I&D da FCT), e também Professora convidada em Universidades europeias, africanas, americanas e asiáticas.

Em 2010 foi agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. No final de 2015 foi nomeada membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, pelo Ministro da Cultura.