Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MRCOT

Cursos

Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território


Imagem com citação de João Ferrão, Geógrafo e investigador português:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


Com uma estrutura curricular inovadora e interdisciplinar pretende-se atrair licenciados em geografia e em outras áreas disciplinares (arquitetura, engenharia, planeamento, sociologia, economia, direito, entre outras).
Desta forma, esta formação pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de planeadores do território e para a atualização dos planeadores já em exercício nas Câmaras Municipais, nas empresas, etc.

Na atualidade, a globalização, as alterações climáticas e a governança territorial são os grandes desafios em matéria do ordenamento das cidades e de todo o território.
Assim, esta formação desenvolverá competências específicas para responder a esses desafios, colocando as políticas urbanas e a prevenção de riscos como áreas centrais da formação. Além disso, atentos às necessidades do mercado de trabalho, pretende-se melhorar a formação nas áreas da estratégia e da prospetiva, da inovação e da parceria e da contratualização.

Creditado com 120 ECTS, o mestrado desenvolve-se ao longo de 4 semestres.

Importante:
A aprovação nas unidades curriculares dos 1º e 2º semestres confere diploma (em curso de mestrado não conferente de grau) em duas especializações alternativas:

  • Políticas Urbanas e Ordenamento do Território
  • Prevenção de Riscos e Ordenamento do Território
Nos 3º e 4º semestres os estudante podem optar por um de três possibilidades:
  • Dissertação | Estágio | Projeto

Objetivos

Os objetivos desta formação agrupam-se em quatro grandes parâmetros:
  • Formação científica disciplinar: promover o aprofundamento de conhecimento nas áreas do planeamento, do ordenamento do território, das políticas urbanas e da prevenção dos riscos naturais e tecnológicos, aplicar os modelos explicativos e as metodologias de diagnóstico e propor ações de intervenção sobre o território
  • Formação científica pluridisciplinar: promover a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento
  • Capacidade de adaptação: formar pós-graduados preparados para enfrentar e resolver novos problemas de forma criativa e com capacidade de adaptação às rápidas transformações da atualidade
  • Formação pessoal;
  • Melhorar a capacidade de gestão do tempo e dos recursos;
  • Solidificar a estruturação do pensamento e raciocínio, a capacidade de identificação e formalização e o desenvolvimento do espírito crítico;
  • Melhorar a capacidade de comunicação oral e escrita, de trabalho de grupo e de relacionamento intercultural e interpessoal.


Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
  Número mínimo de estudantes: 10
  Requisitos de acesso: licenciatura ou equivalente

Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos: 420 (Despacho de 12 de junho de 2019).Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.


Comentários

"Fui estudante do Curso de Mestrado em Riscos Cidades e Ordenamento do Território, o que me permitiu ter uma conscencialização muito mais abrangente das problemáticas e dinâmicas territoriais, bem como formas de minimização e mitigação de questões pertinentes à vivência na nossa cidade.."

Sandra Carla Pereira Melo - Técnico Superior, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mrcot@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 6953
Diretor: Helena Madureira
Sigla: MRCOT
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Especialização em Políticas Urbanas e Ordenamento do Território (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Especialização em Prevenção de Riscos e Ordenamento do Território (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Territorio - Políticas Urbanas e Ordenamento do Território (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Prevenção de Riscos e Ordenamento do Território (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo