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O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico é um curso que visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente, conferindo habilitação profissional para a docência no 1º ciclo do Ensino Básico na área específica do Inglês no grupo de recrutamento 120.
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos com condições. Consultar:
Objetivos
As diferentes componentes de formação do Mestrado visam:
- Ao nível profissional, social e ético, assegurar que o futuro professor se adapte às especificidades dos contextos sociais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências éticas e deontológicas inerentes à profissão docente;
- Ao nível do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dotar o estudante dos instrumentos científicos e metodológicos que lhe permitam promover um ensino de qualidade capaz de assegurar aprendizagens significativas;
- Ao nível da participação na escola e da relação com a comunidade, desenvolver a compreensão da docência como uma atividade global e integrada;
- Ao nível do desenvolvimento profissional ao longo da vida, fazer da formação inicial o ponto de partida de um itinerário alicerçado na reflexão sobre questões educativas e sobre a prática profissional, visando a construção de um projeto de formação que responda aos desafios individuais, institucionais e sociais colocados à educação.
Áreas de Especialização
Formação de professores de inglês no 1º ciclo do Ensino Básico no grupo de recrutamento 120.
Competências Profissionais
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:
- compreensão das circunstâncias que permitiram a implementação do Inglês no 1º ciclo do ensino básico em Portugal no âmbito do contexto sócio-político europeu;
- compreensão do currículo e do contexto do 1º ciclo e do facto de a aprendizagem de uma língua estrangeira fazer parte de uma perspetiva integrada e interdisciplinar na abordagem a este nível de educação;
- compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral das crianças, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo;
- competências para conceber aulas, tarefas e materiais;
- competência para orientar investigação prática na área do ensino do Inglês, que pode contribuir para o conhecimento científico nesta área;
- competência de desenvolvimento de reflexão crítica nas áreas cruciais no ensino do Inglês no 1º ciclo do ensino básico e o impacto em outros ciclos de estudo.
Informações
As condições específicas de ingresso respeitam o artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, sendo que os candidatos têm que ser titulares de uma habilitação académica superior, e ter concluído 80 a 100 ECTS em Inglês (dos quais no mínimo 36 ECTS deverão ser de língua inglesa). Além disso, será exigido aos candidatos a este Mestrado que comprovem ter atingido o nível de competência Inglês C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Língua.
Para aceder ao Mestrado, tal como define o Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio (alterado pelo Decreto-Lei 176/2014, de 12 de dezembro), é cumprido o artigo 17.º, sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
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Comentários
(De acordo com a tabela de emolumentos da U.Porto será cobrada uma taxa, no valor de 30 ¤, correspondente à prova de Língua Portuguesa.
Todos os interessados em candidatar-se devem fazer a prova, independentemente de terem concluído ou não a licenciatura à data da prova.)
Contactos
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