Entrada Livre!
Ana Anjos Mântua é coordenadora da Casa Museu Fernando de Castro, no Porto, equipamento dependente do Museu Nacional Soares dos Reis. Licenciada em História-Variante de História da Arte e com uma pós-graduação em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi coordenadora da Casa-Museu Anastácio Gonçalves (maio de 2013 a junho de 2020), tendo anteriormente desempenhado funções de investigação e curadoria de exposições em instituições públicas nacionais. Tem vindo a dedicar-se às áreas patrimoniais e colecionismo, tendo publicado, nomeadamente “As proveniências da Colecção e o Mercado de Arte em Portugal entre 1925 e 1965”,
in Coleccionar para a Res Publica, Lisboa, 2010; “O Coleccionismo e o Mercado de Arte em Portugal (1910-1965),
in Dicionário da História da I República e do Republicanismo, Assembleia da Republica, Lisboa, 2014; “As escolhas de um coleccionador”,
in Museus, Palácios e Mercado de Arte, SRIBE, Lisboa, 2014; “Nevada: a herdeira americana da família real portuguesa”,
in ARTIS: revista de História da Arte e Ciências do Património. Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. N.º 2.
É autora do livro “A americana que queria ser rainha de Portugal”, Manuscrito, Janeiro de 2017, reeditado em Agosto de 2023.
Ainda em 2017, pelo projeto realizado em conjunto com Maria de Aires Silveira, recebeu a Menção Honrosa do Grémio Literário (2016), com o catálogo e exposição “Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna”.