Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Conferência "O processo de formação e de manipulação da opinião pública em sociedades democráticas" | Sessão de Abertura do PEUS

Conferência "O processo de formação e de manipulação da opinião pública em sociedades democráticas" | Sessão de Abertura do PEUS

10 de outubro, 2023 | 11h00 | Anfiteatro Nobre

Sessão de Abertura do Ano Letivo de 2023/2024 do PEUS

A Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Prof.ª Doutora Paula Pinto Costa, convida alunos e professores do Programa de Estudos Universitários para Seniores (PEUS) e demais interessados para a conferência a ser proferida pelo Prof. Doutor Vasco Ribeiro, professor associado do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP, intitulada "O processo de formação e de manipulação da opinião pública em sociedades democráticas", que realizar-se-á no dia 10 de outubro de 2023, no Anfiteatro Nobre da FLUP, pelas 11h00, imediatamente após a sessão de abertura do ano letivo de 2023/2024 do PEUS.

foto
                                                                    Foto: Prof. Doutor Vasco Ribeiro
 
Resumo:
"No início do Século XX, Walter Lippmann demonstrou que as democracias eram o sistema político mais conveniente ao Poder porque os políticos conseguiam conduzir, de forma aparentemente livre, uma conformada, apática e obediente opinião pública. Para isso, os políticos só teriam de conseguir controlar o principal mecanismo de construção da opinião pública – os media. Para os ajudar nesta missão, os governos começaram a contratar exércitos de propagandistas, relações públicas, assessores de imprensa, consultores de comunicação e imagem, ‘marketeiros’ e, mais ultimamente, spin doctors.
Por isso, é de crucial importância conhecermos a real influência destes técnicos nas notícias, assim como percebermos as suas origens, o seu nível de sofisticação e as mutações sofridas ao longo dos tempos. No caso português, é indispensável ainda tentarmos perceber quem são, onde são recrutados e que técnicas empregam para atingirem o sucesso na conquista e manutenção do poder. Aliás, a influência dos spin doctors nos media é um fenómeno retratado em filmes e séries de grande sucesso mundial, circunstância que justifica um conhecimento mais aprofundado, não só dos mecanismos de ação da comunicação política, mas também dos efeitos positivos e negativos sobre a informação pública."


Nota biográfica:
Vasco Ribeiro, Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, e Investigador Integrado no CITCEM/FLUP, é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2014), mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2006) e licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo (1996). Na FLUP, é Professor Associado, tendo sido diretor da Licenciatura (2020/2023) e do Mestrado em Ciências da Comunicação (2019/2023). Na Porto Business School, é diretor do curso de Comunicação Pública e Representação Política, bem como docente na Pós-graduação em Comunicação Empresarial. Tem lecionado disciplinas de Comunicação Estratégica, Comunicação Política, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Introdução à Comunicação Intercultural. Foi assessor de imprensa da Associação Nacional dos Jovens Empresários, em 1996, diretor/coordenador de comunicação da Normetro - Construção do Metro do Porto (1998) e da Reitoria da Universidade do Porto (2002-2009). Dirigiu, entre 1998 e 2001, o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto e foi assessor de imprensa do então presidente da câmara. Foi assessor de imprensa e posteriormente coordenador do Gabinete de Imprensa da Bancada Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República durante o XVIII Governo Constitucional (2009-2011). Entre setembro de 2020 e abril de 2021, foi Adjunto do Presidente do Conselho Económico e Social e, desde outubro de 2021 é chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto. Como consultor desenvolveu planos estratégicos de dezenas de empresas nacionais.
Recomendar Página Voltar ao Topo