Resumo (PT):
O principal objetivo do presente estudo consiste na análise do impacto das mais recentes
alterações legislativas na reorganização da oferta formativa no sistema de ensino superior em
Portugal, na área da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário.
Pretendemos fundamentalmente, analisar um segmento do sistema de ensino superior fortemente
condicionado pela regulação governamental, legislativa e institucional em geral, no sentido de
explicar a sua evolução e reorganização como resultante dessa mesma regulação. A formação
inicial de professores do ensino pré-escolar, básico ou secundário é, atualmente e de forma
dominante condicionada pelo ensino superior e orientada e apoiada na investigação, com uma
“researcherly disposition”, na terminologia de algumas abordagens teóricas mais recentes. A
oportunidade e originalidade deste estudo reside, antes de mais, na inexistência de um estudo
desta natureza. Com efeito, procurámos aplicar uma abordagem pluridisciplinar para um quadro
institucional complexo, reunindo três autoras com formações académicas diferentes – geografia,
ciências da educação e direito – num campo de trabalho comum que é o estudo dos sistemas de
ensino superior e as suas dinâmicas de evolução.
Abstract (EN):
It is the aim of this paper to analyse the impact of the latest legislative changes on the
reorganization of the teachers training programmes in the higher education system in Portugal, with
a particular focus on the implementation of the Bologna process. Teachers training is currently and
in a dominant way conditioned by higher education and oriented and supported by research; in
short, teachers training shows increasingly a "researcherly disposition" in the terminology of some
more recent theoretical approaches.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific