Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > O (novo) papel das agências noticiosas nacionais na era da comunicação ubíqua
Publication

O (novo) papel das agências noticiosas nacionais na era da comunicação ubíqua

Title
O (novo) papel das agências noticiosas nacionais na era da comunicação ubíqua
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2006
Authors
Zamith, Fernando
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Conference proceedings International
Pages: 257-269
VII Congresso Internacional da Lusocom
Santiago de Compostela (Galiza, Espanha), 21 a 22 de abril de 2006
Indexing
Dialnet
Scientific classification
FOS: Social sciences > Media and communications
CORDIS: Social sciences > Communication sciences > Journalism
Other information
Resumo (PT): O trabalho que conduziu a esta comunicação teve como objectivo principal conhecer o que os (escassos) autores da especialidade pensam sobre o papel que têm e/ou podem ter as agências noticiosas nacionais numa era de comunicação instantânea e global como a de hoje. Pretendeu-se também sistematizar os desafios que se deparam às agências noticiosas, articularmente as nacionais, num tempo em que a constante evolução tecnológica e as mudanças sociais, culturais, políticas e económicas colocam em cheque a forma tradicional de produzir e difundir notícias. A sua vasta experiência e a credibilidade que tem merecido o seu trabalho são dois trunfos que as agências noticiosas nacionais nunca poderão descurar. Neste início de século, as agências noticiosas nacionais estão como que entre uma “espada real”, a existência de um monopólio de escassas agências globais que dificulta o crescimento de quaisquer outras, e uma “parede virtual”, constituída pelas incertezas que a Internet traz. Será no saber olhar para esta parede como um espaço novo de acção, e não como uma barreira intransponível, que as agências nacionais poderão reorientar o seu destino. A grande variedade de modelos de propriedade e de níveis de dependência do Estado e dos meios de comunicação social não tem causado ameaças à sobrevivência das agências nacionais europeias, mas são de esperar dificuldades acrescidas se as agências não se souberem posicionar no novo enquadramento mediático mundial.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: ISBN: 84-9750-620-0.
Documents
File name Description Size
ACTAS_LUSOCOM_2006_comunicacion_local_zamith 40.22 KB
Related Publications
Recommend this page Top