Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Notícias > 1 Bolsa de Investigação - Doutor | Petrus Hispanus

1 Bolsa de Investigação - Doutor | Petrus Hispanus

Candidaturas entre 27 de setembro a 11 de outubro

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Doutor, de um ano, prorrogável no máximo por seis meses, no âmbito do projeto “Edição Crítica e Estudo das Obras Atribuídas a Petrus Hispanus – 1” (PTDC/MHC-FIL/0216/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:

U.Porto: https://sigarra.up.pt/spup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=31785

Eracareers: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=93389


EDITAL


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Doutor, no âmbito do projeto “Edição Crítica e Estudo das Obras Atribuídas a Petrus Hispanus – 1” (PTDC/MHC-FIL/0216/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos nacionais no âmbito do Projeto 3599 - Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação (não cofinanciado), nas seguintes condições:

1. Área científica: Filosofia

2. Requisitos de Admissão
Podem candidatar-se todos os indivíduos maiores, detentores dos seguintes requisitos que deverão ser comprovados documentalmente: a. Doutoramento em Filosofia, ou em Estudos Clássicos, ou em áreas afins; b. Formação e conhecimento aprofundado de grego e latim; c. Apresentação de um projeto de investigação sobre Petrus Hispanus, envolvendo o estudo do autor, a revisão do texto das edições críticas em curso no projeto e a identificação de fontes; Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

3. Plano de Trabalhos
O/A bolseiro/a desenvolverá trabalho de colaboração na revisão filológica e identificação de fontes nas edições críticas em curso no projeto, bem como o seu próprio projeto de investigação, assim como trabalho de apoio à organização da atividade de investigação do projeto acima referido, no âmbito do qual decorrerá a sua atividade, colaborando também em todas as tarefas organizativas e de relatório próprias do projeto de investigação.

4. Legislação e Regulamentação aplicável
Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente em vigor e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

5. Local de Trabalho
O trabalho será desenvolvido na FLUP, sob a orientação científica do Professor Doutor José Meirinhos, Investigador Principal do projeto.

6. Duração da Bolsa
1 ano, prorrogável no máximo até 6 meses, em regime de exclusividade, com início previsível a 1 de novembro de 2017.

7. Valor do Subsidio de Manutenção Mensal
O montante da bolsa corresponde a 1495,00¤, conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I. P., no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será realizado pela FLUP por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

9. Métodos de Seleção:
A seriação dos bolseiros é realizada por avaliação curricular (70%) e do projeto de investigação (30%), envolvendo as dimensões quantitativa e qualitativa.
Na avaliação curricular são consideradas as seguintes vertentes: 1) Formação académica (20%); 2) Experiência de investigação e publicações (20%); 3) Experiência no âmbito de projetos e/ou de atividades científicas (10%); 4) Conhecimento de línguas clássicas, incluindo grego e latim (20%).
No projeto de investigação são consideradas as seguintes vertentes: 5) Consistência e fundamentação científica (15%); 6) Adequação ao projeto no qual a bolsa se insere e contributo inovador para o conhecimento do autor (15%).

Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar. Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

10. Composição do Júri de Seleção:
Presidente – José Francisco Preto Meirinhos, Investigador Responsável/Doutorado, Prof. Catedrático da FLUP;
1ª vogal efetivo – Celia López Alcalde, Doutorada, Investigadora do Instituto de Filosofia da U.P.;
2º vogal efetivo – João Carlos Martins Rebalde, Doutorado, Investigador do Instituto de Filosofia da U.P.;
1ª vogal suplente – Paula Oliveira e Silva, Doutorada, Professora Auxiliar da FLUP;
2ª vogal efetivo – Joana Serrado, Doutorada, investigadora do Instituto de Filosofia da U.P.

11. Forma de Publicitação/Notificação de Resultados:
Os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio de ata(s) via correspondência registada para a morada indicada pelos/as candidatos/as no CV/Carta de Motivação.

12. Forma de Apresentação das Candidaturas e Prazo de Candidatura:
As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de e-mail para a Unidade de Planeamento, Contratação e Desenvolvimento do Serviço de Recursos Humanos do Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto através do endereço eletrónico candidaturasrh@sp.up.pt com conhecimento para ifilosofia@letras.up.pt de 27 de setembro a 11 de outubro, indicando a refª do projeto “FLUP | 1BI-D |Petrus Hispanus” acompanhadas da seguinte documentação, de apresentação obrigatória:
a. Carta de motivação dirigida ao Investigador Principal do projeto;
b. Curriculum Vitae, especificando todos os elementos relevantes para avaliação da formação filológica, experiência académica e de investigação;
c. Projeto de investigação;
d. Cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações;
e. Comprovativos da experiência exigida;
f. Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

Os documentos submetidos deverão ser nomeados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não exceder os 5MB no seu conjunto.
 

Recommend this page Top
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2017-11-19 at 05:05:35