Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Notícias > Porto de Virtudes. Patrimónios - Jornadas Europeias do Património 2017

Porto de Virtudes. Patrimónios - Jornadas Europeias do Património 2017

22 e 23 de setembro | Abertura Institucional no Anfiteatro Nobre da FLUP pelas 9h30

“Porto de Virtudes. Patrimónios” é uma atividade que terá lugar nos próximos dias 22 e 23 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017, consagradas ao tema “Património e Natureza: Pessoas, Lugares e Histórias”. Coordenada pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, esta atividade conta com a colaboração de várias entidades como a UP, o CITCEM, a Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, a Câmara Municipal do Porto – Divisão Municipal de Jardins, a empresa NOVARQUEOLOGIA e o ICOMOS-Portugal com o CEAU-FAUP, o IC-FEUP e a AOF. 

O programa que se apresenta compõe-se de um diversificado conjunto de atividades organizadas pelos diversos parceiros envolvidos e que incluem um programa composto por conferências, exposição virtual (Google Arts & Culture), exposição física (Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas), visitas temáticas, workshops artísticos, Herbário e ações de salvaguarda patrimonial (inscrições gratuitas e limitadas).

O Lugar das Virtudes dominado no século XVIII por uma quinta periurbana, foi alvo de um importante conjunto de transformações na passagem para o século seguinte: a criação de um passeio público e a consolidação da sua frente urbana. Uma parte dos terrenos da quinta daria lugar a um horto fundado por José Marques Loureiro (1830-1898) , que se manteve até ao século XX, sendo posteriormente transformado em Jardim Público pela Câmara Municipal do Porto. O Passeio das Virtudes constitui hoje o único espaço verde da área classificada como Património Mundial.

O Passeio, o jardim, as habitações, a malha urbana e todos os equipamentos que o integram fazem das Virtudes um espaço de notável interesse patrimonial. As singulares características deste conjunto são já descritas em finais do século XVIII, salientando-se o seu valor paisagístico. Procura-se agora entendê-lo no sentido de o revalorizar e aproximar da cidade, indo ao encontro das políticas de dinamização e transformação do lugar num polo cultural e de lazer.


Facebook
Instagram

cartaz

Recommend this page Top
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2017-11-20 at 02:17:41