Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Notícias > Apresentação das obras "Pele com Pele: Transfiguração & Transcendência" e "De Córdoba para Portugal: el comercio de guadamecíes en el siglo XVI"

Apresentação das obras "Pele com Pele: Transfiguração & Transcendência" e "De Córdoba para Portugal: el comercio de guadamecíes en el siglo XVI"

5 de dezembro | 9h00 | sala de reuniões 2

Entrada Livre

cartaz2          cartaz1

Guadameci: criado no al-Andalus e desenvolvido na época tardo-medieval, esta técnica decorativa sobre couro fino foi usada na criação de cobertas de parede, retábulos, frontais de altar, coxins, cobertas de estrado e calçado. O guadameci implica cobrir a pele com folha de prata, pintura a óleo (floral, devocional, heráldica), douramento com um verniz peculiar, e texturação. A mudança de modas e gostos, com o Renascimento, eliminou os “panos d’armar” e os frontais de “imaginária”, levando à extinção de oficinas e remetendo esta manufactura a um esquecimento não merecido.


Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-20 at 22:06:53