Official Code: | 6167 |
Acronym: | MHP |
1)Identificar e caracterizar adequadamente os diferentes tipos de documentos (nomeadamente medievais e modernos)
2) relacionar a forma dos actos com a sua finalidade jurídica e com a instituição que os produziu
3)identificar os factores que contribuíram para a evolução das instituições em que os documentos tiveram origem
4) adquirir competências para aplicar aos actos medievais um método de investigação específico e apresentar os resultados obtidos
Criar uma consciência do processo evolutivo da organização do território português, na articulação entre diferentes poderes (laicos e religiosos, nacionais e internacionais, do território português nas suas diferentes configurações temporais).
Compreender como a informação (inscrita em vários suportes) resultante desse processo chegou aos nossos dias e se organiza (ou não) em arquivos públicos e privados.
Adquirir conhecimento teórico e metodológico que permita responder aos projetos individuais de investigação, em particular no ramo arquivos históricos (ao serviço da organização arquivística), mas também em mediação patrimonial (material-móvel e imóvel-e imaterial).
No âmbito do mestrado, esta disciplina pretende chamar a atenção dos participantes para uma reflexão sobre as estruturas culturais e religiosas e o modo como são essenciais na definição das estruturas mentais. São uma chave para a compreensão de uma dada sociedade, incluindo o seu património.
Em relação ao esforço comum a todas as unidades curriculares do mestrado de propor, esclarecer e exercitar as etapas da construção de uma investigação em torno do património, numa perpspectiva de história, nesta uc procura-se fornecer reflexões teóricas e informação factual sobre alguns universos culturais e religiosos.
O objectivo geral da disciplina de Estruturas Socioeconómicas, tendo em conta o plano geral do Mestrado e a sua especialização em três ramos (Construção de Memórias, Arquivos Históricos e Mediação Patrimonial), é o de propor um percurso que permita identificar os processos contextuais de reconhecimento do património, concretamente através da aferição das políticas da “memória”. Por isso, procura-se compreender os rastos diacrónicos e sincrónicos da construção das sociedades humanas (mundo rural, do trabalho - laboral, artesanal, industrial, as paisagens marítimo/litoral, rural e urbano, etc.), numa perspetiva socioeconómica e ambiental.
. ajudar o estudante a ganhar consciência da necessidade de estabelecer um percurso de pesquisa que permita estuturar o projeto de trabalho individual a desenvolver ao longo do mestrado
. fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
. avaliar os contextos de produção da informação (agentes, circunstâncias e variações temporais)
. aferir níveis de informação
. distinguir intenção e informação – expectativas, limites e potencialidades das fontes
. contribuir para a elaboração final do projecto de investigação que se começa a desenhar ao longo do 1º Ano e que se realiza totalmente no 2º ano.
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de:
1 – Identificar as ferramentas conceptuais e práticas para a identificação e classificação do património dentro do quadro legal português;
2 – Sumariar informação relevante relativa à complexidade da noção de património, discriminando o seu percurso de emergência e desenvolvimento ao longo dos tempos;
3 – Reconhecer as metodologias que potenciam o tratamento do património como fonte de conhecimento científico;
4 – Desenvolver uma aproximação crítica à noção de património;
•Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar fontes históricas escritas das épocas medieval e moderna;
•Habilitar os alunos a transcrever cientificamente textos originais de diversa tipologia e a elaborar os respectivos sumários;
•Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos que lhes permitam analisar as características internas e externas dos documentos;
•Habilitar os alunos a responder a questões concretas colocadas pela prática da investigação com fontes primárias, nomeadamente identificar os locais e agentes de escrita, a época em que os actos foram lavrados, a finalidade dos diferentes textos, etc..
TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções teóricas e metodológicas da relação da Geografia com a História
PL
Consulta e crítica de cartografia antiga; elaboração de cartografia temática de ‘reconstituição histórica'.
TC
Reconhecimento e levantamento no espaço do presente das marcas da evolução histórica.
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral, por um lado, proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com a natureza dos contextos da comunicação e mediação em contexto museológico e patrimonial, das suas inter-relações e problemáticas inerentes, nomeadamente relacionadas com a educação patrimonial; e, por outro, desenvolver as capacidades e competências do Estudante apropriadas ao desenho, planeamento e implementação de atividades de educação patrimonial.
Esta unidade curricular visa contribuir, no âmbito do plano de estudos do mestrado em H&P, para 1.a aquisição de competências teóricas e apetrechamento metodológico na área da teoria da história; 2. a reflexão e compreensão de conceitos antropológicos e sociológicos ligados à área de definição da identidade e da memória.3. a promoção da reflexão sobre os conceitos (história, memória e identidade) usados nas discussões sobre a noção de património.
Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela definição de indicadores que respondam ao objectivo definido e pela escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Esta unidade curricular pressupõe o conhecimento de métodos de pesquisa de informação e validação da mesma.
1)Identificar e caracterizar adequadamente os diferentes tipos de documentos (nomeadamente medievais e modernos)
2) relacionar a forma dos actos com a sua finalidade jurídica e com a instituição que os produziu
3)identificar os factores que contribuíram para a evolução das instituições em que os documentos tiveram origem
4) adquirir competências para aplicar aos actos medievais um método de investigação específico e apresentar os resultados obtidos
Criar uma consciência do processo evolutivo da organização do território português, na articulação entre diferentes poderes (laicos e religiosos, nacionais e internacionais, do território português nas suas diferentes configurações temporais).
Compreender como a informação (inscrita em vários suportes) resultante desse processo chegou aos nossos dias e se organiza (ou não) em arquivos públicos e privados.
Adquirir conhecimento teórico e metodológico que permita responder aos projetos individuais de investigação, em particular no ramo arquivos históricos (ao serviço da organização arquivística), mas também em mediação patrimonial (material-móvel e imóvel-e imaterial).
No âmbito do mestrado, esta disciplina pretende chamar a atenção dos participantes para uma reflexão sobre as estruturas culturais e religiosas e o modo como são essenciais na definição das estruturas mentais. São uma chave para a compreensão de uma dada sociedade, incluindo o seu património.
Em relação ao esforço comum a todas as unidades curriculares do mestrado de propor, esclarecer e exercitar as etapas da construção de uma investigação em torno do património, numa perpspectiva de história, nesta uc procura-se fornecer reflexões teóricas e informação factual sobre alguns universos culturais e religiosos.
O objectivo geral da disciplina de Estruturas Socioeconómicas, tendo em conta o plano geral do Mestrado e a sua especialização em três ramos (Construção de Memórias, Arquivos Históricos e Mediação Patrimonial), é o de propor um percurso que permita identificar os processos contextuais de reconhecimento do património, concretamente através da aferição das políticas da “memória”. Por isso, procura-se compreender os rastos diacrónicos e sincrónicos da construção das sociedades humanas (mundo rural, do trabalho - laboral, artesanal, industrial, as paisagens marítimo/litoral, rural e urbano, etc.), numa perspetiva socioeconómica e ambiental.
. ajudar o estudante a ganhar consciência da necessidade de estabelecer um percurso de pesquisa que permita estuturar o projeto de trabalho individual a desenvolver ao longo do mestrado
. fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
. avaliar os contextos de produção da informação (agentes, circunstâncias e variações temporais)
. aferir níveis de informação
. distinguir intenção e informação – expectativas, limites e potencialidades das fontes
. contribuir para a elaboração final do projecto de investigação que se começa a desenhar ao longo do 1º Ano e que se realiza totalmente no 2º ano.
No âmbito dos Mestrados em Estudos Medievais e História e Património (Ramo Arquivos Históricos), pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do Latim que servirão de instrumento, quer para a melhor compreensão das estruturas da língua portuguesa, quer para o auxílio no trabalho em arquivo, quer ainda para a apreensão do conteúdo de textos em Latim Medieval, com vista à sua tradução.
•Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar fontes históricas escritas das épocas medieval e moderna;
•Habilitar os alunos a transcrever cientificamente textos originais de diversa tipologia e a elaborar os respectivos sumários;
•Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos que lhes permitam analisar as características internas e externas dos documentos;
•Habilitar os alunos a responder a questões concretas colocadas pela prática da investigação com fontes primárias, nomeadamente identificar os locais e agentes de escrita, a época em que os actos foram lavrados, a finalidade dos diferentes textos, etc..
Criar uma consciência do processo evolutivo da organização do território português, na articulação entre diferentes poderes (laicos e religiosos, nacionais e internacionais, do território português nas suas diferentes configurações temporais).
Compreender como a informação (inscrita em vários suportes) resultante desse processo chegou aos nossos dias e se organiza (ou não) em arquivos públicos e privados.
Adquirir conhecimento teórico e metodológico que permita responder aos projetos individuais de investigação, em particular no ramo arquivos históricos (ao serviço da organização arquivística), mas também em mediação patrimonial (material-móvel e imóvel-e imaterial).
No âmbito do mestrado, esta disciplina pretende chamar a atenção dos participantes para uma reflexão sobre as estruturas culturais e religiosas e o modo como são essenciais na definição das estruturas mentais. São uma chave para a compreensão de uma dada sociedade, incluindo o seu património.
Em relação ao esforço comum a todas as unidades curriculares do mestrado de propor, esclarecer e exercitar as etapas da construção de uma investigação em torno do património, numa perpspectiva de história, nesta uc procura-se fornecer reflexões teóricas e informação factual sobre alguns universos culturais e religiosos.
O objectivo geral da disciplina de Estruturas Socioeconómicas, tendo em conta o plano geral do Mestrado e a sua especialização em três ramos (Construção de Memórias, Arquivos Históricos e Mediação Patrimonial), é o de propor um percurso que permita identificar os processos contextuais de reconhecimento do património, concretamente através da aferição das políticas da “memória”. Por isso, procura-se compreender os rastos diacrónicos e sincrónicos da construção das sociedades humanas (mundo rural, do trabalho - laboral, artesanal, industrial, as paisagens marítimo/litoral, rural e urbano, etc.), numa perspetiva socioeconómica e ambiental.
. ajudar o estudante a ganhar consciência da necessidade de estabelecer um percurso de pesquisa que permita estuturar o projeto de trabalho individual a desenvolver ao longo do mestrado
. fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
. avaliar os contextos de produção da informação (agentes, circunstâncias e variações temporais)
. aferir níveis de informação
. distinguir intenção e informação – expectativas, limites e potencialidades das fontes
. contribuir para a elaboração final do projecto de investigação que se começa a desenhar ao longo do 1º Ano e que se realiza totalmente no 2º ano.
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de:
1 – Identificar as ferramentas conceptuais e práticas para a identificação e classificação do património dentro do quadro legal português;
2 – Sumariar informação relevante relativa à complexidade da noção de património, discriminando o seu percurso de emergência e desenvolvimento ao longo dos tempos;
3 – Reconhecer as metodologias que potenciam o tratamento do património como fonte de conhecimento científico;
4 – Desenvolver uma aproximação crítica à noção de património;
Sensibilizar os discentes para os mecanismos de actuação dos agentes de alteração e para a necessidade de gerir os riscos de respectivos impactes nos diferentes materiais; Que os discentes desenvolvam competências que lhes permitam reconhecer sintomas de patologias, percepcionar o estado de conservação que os materiais evidenciam, bem como enriquecer e aplicar vocabulário técnico-científico que lhes assegure a sua correcta descrição; Desenvolver nos discentes o espírito e a capacidade de trabalho em grupo, embrião da formação de equipas interdisciplinares, de modo a elaborar planos integrados de preservação do Património.
TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções teóricas e metodológicas da relação da Geografia com a História
PL
Consulta e crítica de cartografia antiga; elaboração de cartografia temática de ‘reconstituição histórica'.
TC
Reconhecimento e levantamento no espaço do presente das marcas da evolução histórica.
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral, por um lado, proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com a natureza dos contextos da comunicação e mediação em contexto museológico e patrimonial, das suas inter-relações e problemáticas inerentes, nomeadamente relacionadas com a educação patrimonial; e, por outro, desenvolver as capacidades e competências do Estudante apropriadas ao desenho, planeamento e implementação de atividades de educação patrimonial.
Esta unidade curricular visa contribuir, no âmbito do plano de estudos do mestrado em H&P, para 1.a aquisição de competências teóricas e apetrechamento metodológico na área da teoria da história; 2. a reflexão e compreensão de conceitos antropológicos e sociológicos ligados à área de definição da identidade e da memória.3. a promoção da reflexão sobre os conceitos (história, memória e identidade) usados nas discussões sobre a noção de património.
Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela definição de indicadores que respondam ao objectivo definido e pela escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Esta unidade curricular pressupõe o conhecimento de métodos de pesquisa de informação e validação da mesma.