Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Courses/CE or Courses/Cycle of Studies or Programmes/Cycle of Studies > GEOGR > Informação para Candidatos

Courses

Bachelor in Geography

General information

Official Code: 9143
Acronym: GEOGR

Certificates

  • Bachelor of Arts in Geography with a Minor in History (180 ECTS credits)
  • Bachelor of Arts in Geography (180 ECTS credits)

Cartography


GEOGR008 - ECTS

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.


Introduction to Earth Sciences


GEOGR072 - ECTS
  1. Apreender os conceitos de mudança e evolução da Terra enquanto sistema dinâmico em que interactuam as diversas 'esferas' (subsistemas) terrestres.
  2. Conhecer a escala de tempo geológico e as suas implicações ao nível dos processos que condicionam a dinâmica do meio.
  3. Compreender e enquadrar a informação subjacente aos princípios e teorias relacionadas com a tectónica de placas, suas implicações estruturais e geomorfológicas.
  4. Identificar e descrever as características dos principais tipos de minerais e rochas.
  5. Definir e comparar os biomas terrestres.
  6. Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico, procurando informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Research Methods and Techniques in Geography


GEOGR071 - ECTS

A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, mas também a inferencial, explorando temáticas relacionadas com as Ciências Sociais. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático e análise de dados, fazendo-o com recurso ao softwares SPSS e Excel.


Geographical Thought


GEOGR051 - ECTS

Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto numa perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.


Territory and Society


GEOGR073 - ECTS

Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.

Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.




Climatology


GEOGR074 - ECTS

O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local. 


Population Geography


GEOGR024 - ECTS

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico


Geomorphology


GEOGR076 - ECTS
Compreender a evolução do sistema terrestre;

Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;

Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;

Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;

Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;

Conhecer e perceber a interacção Homem/meio;

Adquirir linguagem técnica/cientifica nas áreas das Ciências da terra;

Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que actuam sobre o território;

Identificar os processos geomorfológicos e os factores que lhe estão associados;

Interpretar o papel e a articulação dos factores de ordem natural e de ordem antrópica na dinâmica do meio físico;

Hydrology


GEOGR075 - ECTS

Permitir que os discentes obtenham base conceptual sobre hidrologia que suporte uma análise geográfica dos processos naturais relacionados com os processos hidrológicos.

Promover uma base de conhecimentos hidrológicos que permita uma leitura das dinâmicas naturais da paisagem e do território.

Consolidar uma base de conhecimentos e métodos de trabalho que permitam o desenvolvimento de uma análise crítica e interpretativa dos processos associados ao ramo terrestre do ciclo hidrológico.

Conhecer e analisar os recursos hídricos em Portugal e a nível mundial.


Geographical Information Systems


GEOGR061 - ECTS

No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo. 


Applied Climatology


GEOGR010 - ECTS

A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc. 


Rural Dynamics in the European Union


GEOGR013 - ECTS

- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.


Soil Erosion and Conservation


GEOGR016 - ECTS

Possibilitar a aquisição de conhecimentos e metodologias básicas que permitam identificar, avaliar e controlar os impactes dos factores naturais e da atividade humana no recurso natural solo.


Geography of Major World Areas


GEOGR030 - ECTS

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.


Economic and Social Geography


GEOGR077 - ECTS

Compreender o objeto e âmbito da Geografia Económica e Social no quadro da Geografia Humana e as complementaridades entre a (sub)disciplina e outras ciências sociais.

Conhecer os principais paradigmas teóricos da Geografia Económica e Social e o enquadramento dos momentos de mudança dos mesmos.

Conhecer os conceitos e modelos dominantes da Geografia Económica e Social.

Compreender a relevância social da Geografia Económica e Social.

Conhecer e compreender as abordagens institucionais ou relacionais da Geografia Económica e Social na atualidade.

Conhecer a relevância da Geografia Económica e Social nas políticas públicas de crescimento e desenvolvimento.

Analisar de forma crítica os desequilíbrios regionais na Europa ou noutros contexto

Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos

Adquirir competências de análise geográfica e caracterização socioeconómica de regiões, replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial.

Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia Económica e Social.

Explorar competências de comunicação intercultural no quadro da sala de aula, na perspetiva de continuar a haver um número significativo de estudantes internacionais, de diversas origens.

Potenciar mais foco e trabalho contínuo.


Physical Geography of Portugal


GEOGR034 - ECTS
O objectivo global da UC de Geografia Física de Portugal é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da geografia física de Portgual, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local.

Rural Geography


GEOGR068 - ECTS

- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade 
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. 
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar. 
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios,   adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção. 
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico. 
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas. 


Urban Geography


GEOGR040 - ECTS

Compreender o espaço urbano, nas suas dinâmicas e diversidade.
Identificar causas e efeitos desiguais do processo de urbanização.
Entender a cidade e outras expressões urbanas como o resultado de ações temporal e espacialmente diferenciadas, condicionadas pelo pensamento urbanístico e pelo contexto socioeconómico.
Apreender as dinâmicas e as formas de estruturação urbana, dando relevância à sua dimensão espacial, considerando questões sociais e económicas.
Identificar os grandes desafios urbanos da atualidade, os principais tipos de resposta e o modo como esta pode favorecer formas diversas de urbanidade.


Coastal Geomorphology


GEOGR042 - ECTS

1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.


Territory, Transports and Mobility


GEOGR063 - ECTS

- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais - Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações - Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações - Propor soluções para os problemas de transportes


Natural Hazards Assessment and Management


GEOGR005 - ECTS
-Discutir os conceitos, a terminologia e os modelos-
-Compreender a natureza, as causas e as consequências dos desastres”naturais”
- Compreender como fazer gestão dos desastres

-Discutir conceitos básicos e terminologia

-Compreender como os riscos naturais são criados, mantidos ou aumentados

-Compreender a dimensão social e cultural dos risco

-Conhecer métodos para avaliar o risco

-Compreender a importancia da perceção do risco

-Conhecer medidas estruturais e não estruturais de avaliação do risco

- Compreender como gerir um risco


-Compreender o conceito e processo de comunicação do risco



- Compreender o conceito e processo da comunicção em situação de crise

Cities and Metropoles


GEOGR081 - ECTS
  1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia urbana,  social e  económica.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos urbanos e metropolitanos.
  3. Compreender a evolução dos modelos territoriais (urbano-metropolitanos), bem como as desigualdades e as disparidades territoriais.
  4.  Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de grandes desafios e mudanças globais. 

Evolution of Cartography


GEOGR017 - ECTS

Enquadrar a evolução da Cartografia na História da Geografia e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.


Evolution of Portuguese Geography


GEOGR018 - ECTS
Enquadrar a História da Geografia Portuguesa na História da Geografia e na História da Ciência e da Técnica.
Conhecer as principais etapas da História da Geografia Portuguesa.
Conhecer os processos de produção, de divulgação e de consumo das modelos de trabalho geográfico em Portugal.
Conhecer os principais geógrafos e instituições geográficas portuguesas e a sua produção.

Geography of Europe


GEOGR023 - ECTS

Objetivos

 

  • Conhecer a Europa na sua diversidade geográfica: identificar e descrever as grandes unidades naturais da Europa
  • Conhecer os grandes marcos políticos da história recente da Europa, desde a II Grande Guerra
  • Conhecer as grandes unidades socioeconómicas da Europa
  • Conhecer a história política da União Europeia, os documentos fundadores, as principais instituições e as suas competências e responsabilidades, os sucessivos alargamentos e o recente encolhimento
  • Conhecer a Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos
  • Analisar de forma crítica os desequilíbrios da UE
  • Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão
  • Desenvolver Cenários prospetivos e estudos de futuros para a EU
  • Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
    Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Europa
  • Potenciar mais foco e trabalho contínuo

 


Geography of Porto


GEOGR029 - ECTS

Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.


Geography of Portuguese-Speaking Countries


GEOGR083 - ECTS
Os principais objetivos da unidade curricular são:

  1. Conhecer a CPLP, a sua história, missão e agenda.
  2. Analisar os documentos fundadores da CPLP.
  3. Conhecer as prioridades estratégicas e os projetos de desenvolvimento dos países da CPLP e a relevância da cooperação entre os países da Comunidade
  4. Recolher informação e analisar os principais indicadores macroeconómicos e de desenvolvimento regional na CPLP; conhecer as principais fontes estatísticas internacionais, Eurostat, OECD., Banco Mundial e INEs dos países da CPLP
  5. Mobilizar os conceitos-chave e as perspetivas teóricas da geografia humana no contexto da CPLP
  6. Desenvolver o pensamento crítico sobre as grandes temáticas da globalização na atualidade, centrada nas relações Sul-Norte
  7. Conhecer os projetos de corredores de desenvolvimento, em acelerada expansão na África Subsaariana
  8. Desenvolver Cenários prospetivos e estudos de futuros para os países da CPLP
  9. Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
  10. Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Cooperação e Desenvolvimento
  11. Potenciar mais foco e trabalho contínuo
  12. Reforçar as competências trasnversais com um foco especial nos direitos humanos, migrações e inclusão social. 

Human Geography of Portugal


GEOGR036 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.


Issues in the European Area


GEOGR070 - ECTS

. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos


Applied Climatology


GEOGR010 - ECTS

A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc. 


Spatial Development and Planning


GEOGR079 - ECTS

Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar

Identificar as opções de ordenamento do território associando-as com opções de política de desenvolvimento

Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal

Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território


Rural Dynamics in the European Union


GEOGR013 - ECTS

- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.


Soil Erosion and Conservation


GEOGR016 - ECTS

Possibilitar a aquisição de conhecimentos e metodologias básicas que permitam identificar, avaliar e controlar os impactes dos factores naturais e da atividade humana no recurso natural solo.


Geography of Major World Areas


GEOGR030 - ECTS

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.


Coastal Geomorphology


GEOGR042 - ECTS

1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.


Territory, Transports and Mobility


GEOGR063 - ECTS

- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais - Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações - Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações - Propor soluções para os problemas de transportes


Natural Hazards Assessment and Management


GEOGR005 - ECTS
-Discutir os conceitos, a terminologia e os modelos-
-Compreender a natureza, as causas e as consequências dos desastres”naturais”
- Compreender como fazer gestão dos desastres

-Discutir conceitos básicos e terminologia

-Compreender como os riscos naturais são criados, mantidos ou aumentados

-Compreender a dimensão social e cultural dos risco

-Conhecer métodos para avaliar o risco

-Compreender a importancia da perceção do risco

-Conhecer medidas estruturais e não estruturais de avaliação do risco

- Compreender como gerir um risco


-Compreender o conceito e processo de comunicação do risco



- Compreender o conceito e processo da comunicção em situação de crise

Cities and Metropoles


GEOGR081 - ECTS
  1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia urbana,  social e  económica.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos urbanos e metropolitanos.
  3. Compreender a evolução dos modelos territoriais (urbano-metropolitanos), bem como as desigualdades e as disparidades territoriais.
  4.  Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de grandes desafios e mudanças globais. 

Evolution of Cartography


GEOGR017 - ECTS

Enquadrar a evolução da Cartografia na História da Geografia e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.


Evolution of Portuguese Geography


GEOGR018 - ECTS
Enquadrar a História da Geografia Portuguesa na História da Geografia e na História da Ciência e da Técnica.
Conhecer as principais etapas da História da Geografia Portuguesa.
Conhecer os processos de produção, de divulgação e de consumo das modelos de trabalho geográfico em Portugal.
Conhecer os principais geógrafos e instituições geográficas portuguesas e a sua produção.

Geography of Porto


GEOGR029 - ECTS

Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.


Geography of Portuguese-Speaking Countries


GEOGR083 - ECTS
Os principais objetivos da unidade curricular são:

  1. Conhecer a CPLP, a sua história, missão e agenda.
  2. Analisar os documentos fundadores da CPLP.
  3. Conhecer as prioridades estratégicas e os projetos de desenvolvimento dos países da CPLP e a relevância da cooperação entre os países da Comunidade
  4. Recolher informação e analisar os principais indicadores macroeconómicos e de desenvolvimento regional na CPLP; conhecer as principais fontes estatísticas internacionais, Eurostat, OECD., Banco Mundial e INEs dos países da CPLP
  5. Mobilizar os conceitos-chave e as perspetivas teóricas da geografia humana no contexto da CPLP
  6. Desenvolver o pensamento crítico sobre as grandes temáticas da globalização na atualidade, centrada nas relações Sul-Norte
  7. Conhecer os projetos de corredores de desenvolvimento, em acelerada expansão na África Subsaariana
  8. Desenvolver Cenários prospetivos e estudos de futuros para os países da CPLP
  9. Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
  10. Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Cooperação e Desenvolvimento
  11. Potenciar mais foco e trabalho contínuo
  12. Reforçar as competências trasnversais com um foco especial nos direitos humanos, migrações e inclusão social. 

Issues in the European Area


GEOGR070 - ECTS

. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos


Project Seminar


GEOGR078 - ECTS
  1. Compreender os princípios associados à organização de projectos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa;
  2. Conhecer os métodos fundamentais de investigação científica e a sua aplicabilidade;
  3. Desenvolver capacidades de análise, discussão e comunicação dos resultados da investigação; 
  4. Elaborar um projecto susceptível de produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando linguagens diversas e recorrendo a várias fontes;
  5. Interpretar correta e criteriosamente a informação, comparando-a, levantando hipóteses para a sua confirmação/afastamento, mantendo uma postura reflexiva e receptiva a novos desafios.

Cartography


GEOGR008 - ECTS

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.


Introduction to Earth Sciences


GEOGR072 - ECTS
  1. Apreender os conceitos de mudança e evolução da Terra enquanto sistema dinâmico em que interactuam as diversas 'esferas' (subsistemas) terrestres.
  2. Conhecer a escala de tempo geológico e as suas implicações ao nível dos processos que condicionam a dinâmica do meio.
  3. Compreender e enquadrar a informação subjacente aos princípios e teorias relacionadas com a tectónica de placas, suas implicações estruturais e geomorfológicas.
  4. Identificar e descrever as características dos principais tipos de minerais e rochas.
  5. Definir e comparar os biomas terrestres.
  6. Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico, procurando informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Research Methods and Techniques in Geography


GEOGR071 - ECTS

A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, mas também a inferencial, explorando temáticas relacionadas com as Ciências Sociais. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático e análise de dados, fazendo-o com recurso ao softwares SPSS e Excel.


Geographical Thought


GEOGR051 - ECTS

Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto numa perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.


Territory and Society


GEOGR073 - ECTS

Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.

Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.




Climatology


GEOGR074 - ECTS

O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local. 


Population Geography


GEOGR024 - ECTS

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico


Geomorphology


GEOGR076 - ECTS
Compreender a evolução do sistema terrestre;

Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;

Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;

Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;

Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;

Conhecer e perceber a interacção Homem/meio;

Adquirir linguagem técnica/cientifica nas áreas das Ciências da terra;

Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que actuam sobre o território;

Identificar os processos geomorfológicos e os factores que lhe estão associados;

Interpretar o papel e a articulação dos factores de ordem natural e de ordem antrópica na dinâmica do meio físico;

Hydrology


GEOGR075 - ECTS

Permitir que os discentes obtenham base conceptual sobre hidrologia que suporte uma análise geográfica dos processos naturais relacionados com os processos hidrológicos.

Promover uma base de conhecimentos hidrológicos que permita uma leitura das dinâmicas naturais da paisagem e do território.

Consolidar uma base de conhecimentos e métodos de trabalho que permitam o desenvolvimento de uma análise crítica e interpretativa dos processos associados ao ramo terrestre do ciclo hidrológico.

Conhecer e analisar os recursos hídricos em Portugal e a nível mundial.


Geographical Information Systems


GEOGR061 - ECTS

No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo. 


Economic and Social Geography


GEOGR077 - ECTS

Compreender o objeto e âmbito da Geografia Económica e Social no quadro da Geografia Humana e as complementaridades entre a (sub)disciplina e outras ciências sociais.

Conhecer os principais paradigmas teóricos da Geografia Económica e Social e o enquadramento dos momentos de mudança dos mesmos.

Conhecer os conceitos e modelos dominantes da Geografia Económica e Social.

Compreender a relevância social da Geografia Económica e Social.

Conhecer e compreender as abordagens institucionais ou relacionais da Geografia Económica e Social na atualidade.

Conhecer a relevância da Geografia Económica e Social nas políticas públicas de crescimento e desenvolvimento.

Analisar de forma crítica os desequilíbrios regionais na Europa ou noutros contexto

Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos

Adquirir competências de análise geográfica e caracterização socioeconómica de regiões, replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial.

Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia Económica e Social.

Explorar competências de comunicação intercultural no quadro da sala de aula, na perspetiva de continuar a haver um número significativo de estudantes internacionais, de diversas origens.

Potenciar mais foco e trabalho contínuo.


Physical Geography of Portugal


GEOGR034 - ECTS
O objectivo global da UC de Geografia Física de Portugal é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da geografia física de Portgual, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local.

Rural Geography


GEOGR068 - ECTS

- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade 
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. 
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar. 
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios,   adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção. 
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico. 
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas. 


Urban Geography


GEOGR040 - ECTS

Compreender o espaço urbano, nas suas dinâmicas e diversidade.
Identificar causas e efeitos desiguais do processo de urbanização.
Entender a cidade e outras expressões urbanas como o resultado de ações temporal e espacialmente diferenciadas, condicionadas pelo pensamento urbanístico e pelo contexto socioeconómico.
Apreender as dinâmicas e as formas de estruturação urbana, dando relevância à sua dimensão espacial, considerando questões sociais e económicas.
Identificar os grandes desafios urbanos da atualidade, os principais tipos de resposta e o modo como esta pode favorecer formas diversas de urbanidade.


Methods and Techniques in Historical Research


HISTO058 - ECTS

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História. - Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História. - Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.


Geography of Europe


GEOGR023 - ECTS

Objetivos

 

  • Conhecer a Europa na sua diversidade geográfica: identificar e descrever as grandes unidades naturais da Europa
  • Conhecer os grandes marcos políticos da história recente da Europa, desde a II Grande Guerra
  • Conhecer as grandes unidades socioeconómicas da Europa
  • Conhecer a história política da União Europeia, os documentos fundadores, as principais instituições e as suas competências e responsabilidades, os sucessivos alargamentos e o recente encolhimento
  • Conhecer a Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos
  • Analisar de forma crítica os desequilíbrios da UE
  • Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão
  • Desenvolver Cenários prospetivos e estudos de futuros para a EU
  • Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
    Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Europa
  • Potenciar mais foco e trabalho contínuo

 


Human Geography of Portugal


GEOGR036 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.


History of the Discoveries and Portuguese Expansion


HISTO039 - ECTS

TPs 
- Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa.
- Intercetar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português
- Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português
- Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados.
- Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina



OTs:
- Consolidar as competências previstas pela unidade curricular;
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica;
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.


Economic and Social History in the Middle Ages


HISTO042 - ECTS

- Identificar a evolução económica e social ocorrida na Europa, desde a implantação dos reinos bárbaros até às dificuldades do século XIV e reconversão do século XV.
- Localizar no tempo e no espaço diferentes matérias.
- Analisar e interpretar documentos e material gráfico e cartográfico.
- Conhecer os vetores principais da problemática relacionada com a investigação sobre História Económica e Social: o caso de algumas fontes históricas.
- Contactar com bibliografia sobre as matérias abordadas e identificar as perspectivas mais exploradas nos últimos anos.
- Aplicar o conhecimento adquirido para melhor compreender a Idade Média e atuar no mundo atual.


Medieval History of Portugal


HISTO069 - ECTS

1) Familiarizar os estudantes com determinados conceitos chave de interpretação da época medieval portuguesa.
2) No quadro da pluralidade de poderes da Idade Média Portuguesa, dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre os poderes régio, eclesiástico secular, concelhio e suas interrelações e contraposições.
3) Familiarizar os estudantes com algumas fontes essenciais para a História dos Poderes na cronia tida em conta.


Spatial Development and Planning


GEOGR079 - ECTS

Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar

Identificar as opções de ordenamento do território associando-as com opções de política de desenvolvimento

Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal

Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território


Economic and Social History in the Modern and Contemporary Periods


HISTO041 - ECTS

i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.


Economic and Social History in the Early Modern Period


HISTO043 - ECTS

Objectivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.


Early Modern History of Portugal


ARQU038 - ECTS

Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão. Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.


History of Historiography


HISTO024 - ECTS

1) Apresentar o atual perfil disciplinar da História da Historiografia.
2) Dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre um determinado elenco de tendências historiográficas (Iluminismo, Romantismo, “Escola Metódica”, Marxismo, Annales, Nova(s) História(s), Post-Modernismo)
3) Familiarizar os estudantes com textos historiográficos de autores marcantes no quadro do programa proposto.
4) Compreender as razões por que há um lugar para os historiadores nas sociedades contemporâneas.


Project Seminar


GEOGR078 - ECTS
  1. Compreender os princípios associados à organização de projectos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa;
  2. Conhecer os métodos fundamentais de investigação científica e a sua aplicabilidade;
  3. Desenvolver capacidades de análise, discussão e comunicação dos resultados da investigação; 
  4. Elaborar um projecto susceptível de produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando linguagens diversas e recorrendo a várias fontes;
  5. Interpretar correta e criteriosamente a informação, comparando-a, levantando hipóteses para a sua confirmação/afastamento, mantendo uma postura reflexiva e receptiva a novos desafios.

Recommend this page Top