Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Oferta Formação > Masters Degree > MEAA > Informação para Candidatos

Masters in Anglo-American Studies

General information

Official Code: 9429
Acronym: MEAA

Certificates

  • Masters in Anglo-American Studies (120 ECTS credits)
  • Masters in Anglo-American Studies (120 ECTS credits)
  • Masters in Anglo-American Studies (120 ECTS credits)
  • Master's Course in Anglo-American Studies (Literature and Culture) (60 ECTS credits)
  • Curso de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos - Variante de Estudos sobre Mulheres (60 ECTS credits)
  • Curso de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos - Variante de Tradução Literária (Inglês-Português) (60 ECTS credits)

Local Applications

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edit Concursos por Regime Scheme Vacancies Deadlines
1 Concurso local Local Contest - 2016-08-22 to 2016-09-04

Courses Units

Dissertation

MEAAM005 - ECTS

Preparation of a dissertation.

Dissertation Preparation and Supervision Seminar

MEAAM018 - ECTS

Tutorial supervision

Literary Criticism - Theory and History


MEAAM002 - ECTS

O seminário tem por objectivo fomentar a reflexão dos estudantes sobre questões relativas ao contexto da teorização e da crítica literárias, com incidência nas correntes mais influentes da segunda metade do século XX, tendo em conta a sua articulação com problemas de tradução literária.


Cultural Studies


MEAAM007 - ECTS

O programa tem como objectivo proporcionar aos estudantes a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão do distopismo inglês e norte-americano do século XX. Visa despertar nos estudantes a consciência da utilidade das teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, para a compreensão da mensagem distópica contemporânea. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos dos Estudos sobre a Utopia e dos Estudos sobre o Espaço.


English Literature I


MEAAM013 - ECTS

Deslocações: Espaços e Lugares na Comédia Inglesa dos sécs. XVI e XVII Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes. Objectivos: Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada. Competências: O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes. Resultados: No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.


North American Literature I


MEAAM015 - ECTS

No contexto do alargamento de um campo de conhecimentos a um nível de estudos mais elevado, este programa tem como objetivo levar os estudantes não só a aprofundar e a compreender a consolidação da existência de uma literatura norte-americana, mas também a refletir sobre momentos sócio-culturais e estético-literários marcantes dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir competências teóricas e conceitos que recobrem e fundamentam não só a problematização das visões do “eu” e da América nos textos ficcionais indicados, como ainda deverão aprofundar pressupostos que lhes permitam refletir sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano. No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica que lhes permita uma abordagem informada sobre conceitos e contextos desenvolvidos neste programa.


Rhetoric and Stylistics


MEAAM017 - ECTS

Conhecimento das disciplinas da Retórica e Estilística através da leitura de textos fundamentais da literatura crítica na sua relação com a criação literária. Deste modo, a teorização de Platão e Aristóteles ganham significado na sua relação com as criações gregas clássicas, a estética no pensamento cristão com a literatura medieval, as propostas das poéticas do Renascimento em Inglaterra com a inovação e seu diálogo com a tradição, o mesmo valendo para neoclássicos, românticos, vitorianos, modernistas ou orientações mais próximas do tempo em que vivemos. Não será esquecida a ubíqua presença da expressão retórica ou do estilo nas mais variadas áreas da vida e da cultura. O conhecimento da Retórica no contexto histórico e na sua recuperação no nosso tempo, bem como a análise retórica do texto ou a identificação e exame dos recursos retóricos e estilísticos do texto literário figuram entre as competências a adquirir pelos estudantes e os resultados da aprendizagem.


English Culture


MEAAM003 - ECTS
O programa tem como objectivo familiarizar os estudantes com algumas das concepções de cultura produzidas em Inglaterra entre o final do século XVII e meados do século XIX.

North American Culture


MEAAM004 - ECTS

Este programa tem como objetivo refletir sobre mitos fundadores, temas, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história dos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes a um nível de estudos mais elevado, e que, por seu turno, os oriente na problematização de mitos identitários, de tradições e do(s) poder(es) no contexto da compreensão da cultura e do pensamento americano. Deverão igualmente adquirir competências que os conduza a um entendimento de visões mais regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos.


English Literature II


MEAAM014 - ECTS
Será objectivo deste seminário familiarizar os estudantes com uma tradição poética que se tem revelado particularmente influente no contexto das literaturas de expressão inglesa, e a cujo reconhecimento internacional não terá ainda correspondido uma presença regular nos curricula portugueses.
As especificidades da situação irlandesa justificarão uma leitura que se quererá sensível às imbricações do literário e da temática (cultural e política) da identidade.

North American Literature II


MEAAM016 - ECTS

O presente programa visa dar a conhecer alguns dos mais importantes romancistas norte-americanos da segunda metade do século XX e de inícios do século XXI. O estudo das obras seleccionadas mostrará a evolução temática e formal do romance num período específico da literatura da América ( os inícios do século XXI), as relações entre ficção e história, as tensões entre identidade individual e identidade colectiva, bem como a importância do espaço e do lugar nas representações e reconfiguirações desssa conflitualidade. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos da Literatura Norte-Americana contemporânea.


Literary Criticism - Theory and History


MEAAM002 - ECTS

O seminário tem por objectivo fomentar a reflexão dos estudantes sobre questões relativas ao contexto da teorização e da crítica literárias, com incidência nas correntes mais influentes da segunda metade do século XX, tendo em conta a sua articulação com problemas de tradução literária.


English Literature I


MEAAM013 - ECTS

Deslocações: Espaços e Lugares na Comédia Inglesa dos sécs. XVI e XVII Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes. Objectivos: Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada. Competências: O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes. Resultados: No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.


North American Literature I


MEAAM015 - ECTS

No contexto do alargamento de um campo de conhecimentos a um nível de estudos mais elevado, este programa tem como objetivo levar os estudantes não só a aprofundar e a compreender a consolidação da existência de uma literatura norte-americana, mas também a refletir sobre momentos sócio-culturais e estético-literários marcantes dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir competências teóricas e conceitos que recobrem e fundamentam não só a problematização das visões do “eu” e da América nos textos ficcionais indicados, como ainda deverão aprofundar pressupostos que lhes permitam refletir sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano. No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica que lhes permita uma abordagem informada sobre conceitos e contextos desenvolvidos neste programa.


Rhetoric and Stylistics


MEAAM017 - ECTS

Conhecimento das disciplinas da Retórica e Estilística através da leitura de textos fundamentais da literatura crítica na sua relação com a criação literária. Deste modo, a teorização de Platão e Aristóteles ganham significado na sua relação com as criações gregas clássicas, a estética no pensamento cristão com a literatura medieval, as propostas das poéticas do Renascimento em Inglaterra com a inovação e seu diálogo com a tradição, o mesmo valendo para neoclássicos, românticos, vitorianos, modernistas ou orientações mais próximas do tempo em que vivemos. Não será esquecida a ubíqua presença da expressão retórica ou do estilo nas mais variadas áreas da vida e da cultura. O conhecimento da Retórica no contexto histórico e na sua recuperação no nosso tempo, bem como a análise retórica do texto ou a identificação e exame dos recursos retóricos e estilísticos do texto literário figuram entre as competências a adquirir pelos estudantes e os resultados da aprendizagem.


Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-09-28 at 20:58:21