Resumo (PT):
O desenvolvimento do cinema em Portugal está, como em outros países, intimamente ligado ao desenvolvimento dos meios de publicidade modernos. Embora existam algumas referências ao cruzamento entre cinema, publicidade e marketing, estas aparecem-nos como dispersas, carecendo de um olhar sistematizador.
Com este trabalho, de carácter exploratório, analisaremos a presença das marcas e a sua comunicação, direta ou indireta, em alguns exemplares da produção cinematográfica em Portugal até 1950, procurando elaborar um primeiro estado da arte e apontar caminhos, ainda pouco ou nada explorados, para investigações de fundo a realizar no futuro. Para tal, desenvolveremos uma abordagem baseada em três óticas: o filme publicitário; as marcas no cinema; as marcas do cinema. Na primeira analisaremos alguns filmes publicitários e documentais relacionados com o mundo empresarial e comercial; na segunda, analisaremos a presença de marcas na produção ficcional; na terceira, exploraremos as marcas e menções relacionadas com o universo cinematográfico.
Abstract (EN):
The development of cinema is closely linked to the development of modern advertising media. Although there are some references to the intersection between cinema, advertising, and marketing in Portugal, we lack a holistic study.
With this exploratory work, we will analyse the presence of brands and their direct or indirect communication in some examples of Portuguese films until 1950, seeking to elaborate a first state of the art and point out ways, still little or not yet explored, for further investigations. To this end, we will develop an approach based on three perspectives: the advertising film; brands in cinema; cinema brands. In the first one, we will analyse some advertising and documentary films related to the business and commercial sectors; in the second, we will analyse the presence of brands in fictional production; in the third, we will explore the brands and mentions related to the cinematographic universe.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific