Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Oferta Formação > Masters Degree > MHRIC > Informação para Candidatos

Masters in History, International Relations and Cooperation

General information

Official Code: 9636
Acronym: MHRIC

Certificates

  • Master of Arts in History, International Relations and Cooperation (120 ECTS credits)
  • Master of Arts in History, International Relations and Cooperation (120 ECTS credits)
  • Master's course in History, International Relations and Cooperation - Specialization in Political Studies ( ECTS credits)
  • Master's course in History, International Relations and Cooperation - Specialization in History, International Relations and Cooperation ( ECTS credits)
  • Master's course in History, International Relations and Cooperation (60 ECTS credits)
  • Master's course in History, International Relations and Cooperation - Specialization in Political Studies (60 ECTS credits)

Local Applications

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edit Concursos por Regime Scheme Vacancies Deadlines
1 Concurso local Local Contest - 2016-08-22 to 2016-09-04
1 Concurso local Local Contest - 2016-08-22 to 2016-09-04

History and Aspects of Portuguese Foreign Policy


MHRIC029 - ECTS

 

-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia. 

I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX; 
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política. 
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes. 
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.



Methodology in Scientific Work


MHRIC030 - ECTS

Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais e dos Estudos Políticos.
Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados. Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
Conceber projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.
Realizar trabalhos de pesquisa bibliográfica (curtos ensaios).
Desenhar o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.


Organisation for Cooperation and Development


MHRIC033 - ECTS

Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.


Problematics of the Arab World and Middle East


MHRIC043 - ECTS
  • Examinar de forma crítica a história política e social do Médio Oriente na época contemporânea;
  • Compreender a complexidade das forças locais e globais a operar no Médio Oriente e perceber o seu impacto nas atuais dinâmicas da região;
  • Reconhecer os limites encontrados por conceitos e modelos ocidentais na compreensão do mundo árabe e do Médio Oriente em geral, e perceber o seu impacto na evolução histórica da região;
  • Proporcionar aos estudantes informação sobre a complexidade e a importância da ligação entre a história moderna do Médio Oriente e as políticas internacionais do petróleo;
  • Identificar algumas das tendências políticas e sociais transversais a diversos países da região (sobretudo relativamente ao revivalismo islâmico e movimentos sociais).

Issues in Compared Education and Cooperation


MHRIC031 - ECTS

Identificar o sistema educativo português no quadro dos espaços culturais em que se integra (europeu e lusófono) à luz de uma perspetiva comparada.
Relacionar a construção histórica do Estado-Nação com o modelo escolar vigente.
Analisar contextos históricos e instituições internacionais responsáveis pela análise inter-nacional dos sistemas educativos.
Analisar a evolução da cooperação intelectual e educacional ao longo dos séculos XX e XXI, em particular, através de organizações internacionais.
Identificar a constituição teórica e metodológica do campo da educação comparada
Analisar comparativamente questões centrais da estrutura e do funcionamento dos sistemas de educação à escala europeia e global.
Aprofundar uma perspetiva crítica face a concepções prevalecentes acerca dos temas/problemas recorrentes de desenvolvimento dos sistemas educativos.


Issues in the History of Sub-Saharan Africa


MHRIC016 - ECTS

- comprensão das grandes linhas de evolução da África subsaariana no período moderno e contemporâneo;
- informação sobre processos históricos específicos, como o tráfico atlântico de escravos e a colonização europeia;
- problematização das principais tendências evolutivas na sequência das descolonizações.
-capacitar para a análise de processos regionais africanos

 Como objetivo genérico, habilitar os estudantes a analisar a evolução socio-política e social subsaariana.


Issues in the History of Anglo-Saxon America


MHRIC017 - ECTS

Neste seminário iremos aprofundar algumas das problemáticas mais atuais da chamada América Anglo-Saxónica, quer dizer dos dois países, Estados Unidos e Canadá, cuja língua e cultura dominantes são a anglo-saxónica, nações que, conjuntamente com o México, partilham a denominada América do Norte. Não nos podemos, no entanto, esquecer que, enquanto, os Estados Unidos se tornam independentes em 1776, o Canadá permanece ligado à Grã-Bretanha, primeiro como colónia, depois sob a forma de Domínio, evoluindo até à situação atual, em que, em comum com a sua antiga metrópole, tem apenas o soberano britânico como chefe de Estado. Além disto, não nos podemos esquecer em todo este espaço, a norte do Rio Grande, da herança hispânica e africana, nos Estados Unidos e a forte presença da língua e cultura Francesa no Quebeque. Dado tratarem-se de dois países influentes no panorama internacional de inícios do século XXI, muitos dos problemas, sobretudo ligados à vida interna dos Estados Unidos, acabam por ter reflexos a nível planetário, dada a influência que exercem no mundo atual. Com base em bibliografia atualizada e documentos relevantes, estudar-se-ão os temas mais atuais deste espaço geopolítico, de modo a que os estudantes obtenham uma visão alargada e crítica das suas problemáticas mais importantes e da forma como no atual contexto de globalização acabam por interagir com os grupos humanos dos vários continentes.


Issues in the History of Brazil


MHRIC021 - ECTS

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de

-Desenvolver capacidades analíticas e críticas sobre a produção historiográfica na perspetiva das relações internacionais.

-Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia na perspetiva das relações internacionais.


Problematics of International Politics


MHRIC042 - ECTS

1. Compreender conceitos da política internacional

2. Analisar os grandes debates teóricos que têm marcado a evolução da Política Internacional, e as correntes teóricas daí resultantes, olhando as suas características fundamentais, contributos, reacções e críticas. 

 

3. Conhecer a evolução do sistema internacional

 

4. Identificar o papel da União Europeia enquanto ator promotor de democracia 

5. Debater temas de política internacional

 

 

 


Intercultural Relations


MHRIC023 - ECTS
O objetivo deste curso é desenvolver nos estudantes a sensibilidade de reconhecer e aceitar diferenças culturais, assim como a capacidade de compreender como diferentes experiências no mundo determinam diferentes modos de o conceptualizar. Estas competências serão transmitidas em seminários teóricos e práticos, em que serão tratados fenómenos que se prendem com diferentes dimensões culturais, como a relação com poder, género grupo, tempo e espaço. Serão tratados ainda conceitos como cultura, identidade, alteridade, aculturação e globalização. Será dada especial atenção à interação face a face, um evento sócio-cultural que tem vindo a servir de objeto de análise para os parâmetros atrás referidos. Muitas destas competências serão treinadas em trabalhos autónomos, recorrendo a diferentes tipos de materiais, desde artigos da imprensa e publicidade a filmes.



Dissertation


MHRIC004 - ECTS

Elaboração de Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo completamente originais, na sequência de um trabalho de investigação sobre um problema teórico formulado pelo estudante,quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.

Para os objetivos específicos da preparação da Dissertação/Relatório de Estágio, ver Seminário de Orientação (MHRIC025).

Para a preparação de um projeto de estágio, ver documento documento anexo a esta ficha de UC.

Sobre as regras relativas à "Integridade académica e fraude no Mestrado de História, Relações Internacionais e Cooperação", ver documento anexo a esta ficha de UC.


Supervision Seminar


MHRIC025 - ECTS
O seminário de Orientação do 2º ano de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação tem por objetivo acompanhar os estudantes na preparação da Dissertação final/ Relatório de Estágio.

History and Aspects of Portuguese Foreign Policy


MHRIC029 - ECTS

 

-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia. 

I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX; 
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política. 
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes. 
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.



Methodology in Scientific Work


MHRIC030 - ECTS

Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais e dos Estudos Políticos.
Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados. Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
Conceber projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.
Realizar trabalhos de pesquisa bibliográfica (curtos ensaios).
Desenhar o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.


Political Psychology


MHRIC044 - ECTS

A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.


Political Sociology


MHRIC035 - ECTS

Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação. 


Biopolitics


MHRIC037 - ECTS

Realizar uma aproximação crítica a algumas problemáticas políticas contemporâneas tendo como base a teorização do conceito de "Biopolítica". De modo específico pretende-se: Conhecer a crítica filosófica aos princípios de disciplinarização e normalização, considerando as implicações ético-políticas da perspectiva definida pela biopolítica moderna (Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Toni Negri, Judith Butler)).


Public Policies


MHRIC038 - ECTS

A unidade curricular privilegiará uma abordagem mais teórica e metodológica do processo de construção de políticas públicas. Focará, assim, a análise, reflexão e debate teórico, metodológico e organizacional em torno do conceito de política pública. Com vista à otimização dos recursos e dos atores em presença, o foco da disciplina incidirá, principalmente, sobre o processo cognitivo de investigação e/ou intervenção em matérias de políticas públicas. Com a finalidade de densificar a racionalidade e a operacionalidade da “caixa de ferramentas” metodológicas colocadas à disposição do ator/investigador em políticas públicas, serão igualmente abordados os processos conexos de agendamento, planeamento, gestão e avaliação. São finalidades da unidade curricular:

- Avaliar a evolução teórica e metodológica do conceito de política pública.
- Analisar o processo de transformação dos problemas sociais em políticas públicas.
- Identificar as fases, componentes, modelos e metodologias do processo de produção/investigação de uma política pública.
- Debater o sentido das políticas e da ação públicas nos nossos dias.


Problematics of International Politics


MHRIC042 - ECTS

1. Compreender conceitos da política internacional

2. Analisar os grandes debates teóricos que têm marcado a evolução da Política Internacional, e as correntes teóricas daí resultantes, olhando as suas características fundamentais, contributos, reacções e críticas. 

 

3. Conhecer a evolução do sistema internacional

 

4. Identificar o papel da União Europeia enquanto ator promotor de democracia 

5. Debater temas de política internacional

 

 

 


Political Rhetoric


MHRIC034 - ECTS
OBJECTIVOS: Os seminários procuram:
a) proporcionar os conhecimentos teóricos e técnicos que permitam ao estudante detetar, no discurso político, os elementos persuasivos (sejam eles éticos ou não);
b) sensibilizar para os efeitos retóricos do discurso político, ainda que apresentados como anti-retóricos.
Esse conhecimento e essa sensibilidade são essenciais para uma cultura política, quer para elaborar um texto (oral ou escrito), quer do ponto de vista de quem não quer para desconstruir a manipulação da linguagem (verbal ou não-verbal).



Contemporary Political Systems


MHRIC040 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade política recente.

2. Reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporâneas e as suas principais consequências na gestão dos sistemas políticos.

3. Analisar criticamente um problema relevante da História política do último século colocado no livro ou artigo do qual terá elaborado uma recensão crítica ou um estado da questão.

4. Reconhecer as componentes essenciais da elaboração de uma tese monográfica, de um artigo, documentário ou conferência de natureza científica, e realizar uma recensão crítica ou um comentário dos mesmos.


Dissertation


MHRIC004 - ECTS

Elaboração de Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo completamente originais, na sequência de um trabalho de investigação sobre um problema teórico formulado pelo estudante,quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.

Para os objetivos específicos da preparação da Dissertação/Relatório de Estágio, ver Seminário de Orientação (MHRIC025).

Para a preparação de um projeto de estágio, ver documento documento anexo a esta ficha de UC.

Sobre as regras relativas à "Integridade académica e fraude no Mestrado de História, Relações Internacionais e Cooperação", ver documento anexo a esta ficha de UC.


Supervision Seminar


MHRIC025 - ECTS
O seminário de Orientação do 2º ano de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação tem por objetivo acompanhar os estudantes na preparação da Dissertação final/ Relatório de Estágio.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-24 at 01:42:55