Métodos de Análise em Toxicologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2022/2023 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TACF |
18 |
MTACF - Plano Oficial |
1 |
- |
9 |
81 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: /também falantes de francês, castelhano e italiano)
Objetivos
Visa-se globalmente (aulas teóricas e laboratoriais) desenvolver nos estudantes os conhecimentos e aptidões necessários para a boa aplicação dos métodos instrumentais de análise laboratorial a questões reais e a aquisição de competências como analistas laboratoriais. Especificamente pretende-se que os estudantes fiquem capazes de:
i) Reconhecer a importância dos métodos instrumentais de análise; ii) Conhecer as principais técnicas instrumentais e os princípios básicos da instrumentação; iii) Atuar no desenvolvimento e validação de procedimentos analíticos. iv)
Efetuarem o adequado tratamento dos resultados laboratoriais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos da UC visam assegurar os objetivos da aprendizagem/aquisição de competências. Efetivamente, a adequada utilização dos MIA a nível laboratorial pressupõe o adequado conhecimento teórico e prático: i) dos fundamentos das técnicas e dos aspetos básicos de operação da instrumentação analítica; ii) da adequada validação dos métodos analíticos; iii) do processamento pré-analítico das amostras; iv) do adequado tratamento dos dados laboratoriais.
Aspetos relativos ao controlo de qualidade analítico e à automatização dos procedimentos analíticos serão também abordados. Tudo integrado, fica assegurada a capacitação dos estudantes para atuarem eficaz e eficientemente a nível laboratorial.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Domínio dos conceitos teóricos e práticos relacionados com as técnicas clássicas de Química Analítica. Domínio de conceitos estatísticos e matemáticos fundamentais. Domínio de conceitos físicos no domínio da óptica e da electricidade. Domínio de conceitos básicos de química orgânica e inorgância.
Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.
Programa
I. CONCEITOS BÁSICOS
I.1. Ferramentas e conceitos básicos
I.2. Métodos Analíticos: seleção, desenvolvimento e validação
I.3. Avaliação dos dados analíticos – parâmetros estatísticos básicos
II. ESPETROSCOPIA ATÓMICA
II.1. Introdução
II.2. Componentes dos instrumentos (aparelhos)
II.3. Absorção atómica
II.4. Emissão atómica
II.5. Espectrometria de massa atómica
III. ESPETROSCOPIA MOLECULAR
III.1. Espetroscopia de absorção UV/Vis
III.2. Espectroscopia IV
III.3. Fluorimetria e quimiluminescência
IV. METODOS ELETROANALÍTICOS
IV.1. Potentiométricos
IV.2. Voltamétricos e coulométricos
IV.3. Condutimetria
V. MÉTODOS SEPARATIVOS
V.1. Aspetos gerais
V.2. Cromatografia gasosa
V.3. Cromatografia gasosa alta eficiência (HPLC)
V.4. Outras técnicas
VI. OUTROS TÓPICOS
VI.1. Espetrometria de massa (molecular)
VI.2. Turbidimetria e Nefelometria
VI.3. Análise de partículas
VI.4. Automatização de procedimentos analíticos
VI.5. Preparação de amostras
Bibliografia Obrigatória
Skoog Douglas A.;
Principles of instrumental analysis. ISBN: 0-03-001229-5
Rouessac Francis;
Chemical analysis. ISBN: 978-0-470-85903-2
Harris Daniel C.;
Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas fornecem o adequado background teórico. As aulas laboratoriais permitem aos estudantes a aplicação dos MIA a situações reais e a aquisição de competências como analistas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade às aulas laboratoriais é obrigatória, como estabelecido nas Normas Gerais de Avaliação da FFUP.
A obtenção de frequência pressupõe aprovação na avaliação laboratorial (>10 valores)
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (0-20): Nota da avaliação distribuída (20%) + Exame final (80%).
Notas:
1. Avaliação distribuída = avaliação do desempenho nas aulas laboratoriais + relatórios dos trabalhos.
2. O exame final é uma prova escrita. Os estudantes que obtenham uma classificação final entre 8 e 9,5 valores serão submetidos a uma prova oral.
3. Os estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas laboratoriais serão chamados a realizar uma prova laboratorial no exame final.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas laboratoriais serão chamados a realizar obrigatoriamente uma prova laboratorial no exame final.
Melhoria de classificação
Segundo as Normas Gerais de Avaliação em vigor na FFUP.
Observações
Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19
Cenário de limitação na lotação das salas para aulas presenciais
1. A calendarização das aulas e da avaliação distribuída é ajustada.
2. Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
- Sem alterações substanciais
3. Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
- As aulas teóricas serão presenciais, limitadas ao número ditado pela lotação da sala, com videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto para os estudantes que não tenham acesso à sala.
- As aulas laboratoriais decorrem nos laboratórios, respeitando 50% da lotação usual, com a divisão da turma em turnos.
4. Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
- Sem alterações substanciais, podendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância.
Cenário de todas as aulas decorrerem à distância
1. A calendarização das aulas e da avaliação distribuída é ajustada.
2. Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
- Sem alterações substanciais, exceptuando que não existirá qualquer componente de demonstração prática laboratorial.
3. Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
- As aulas serão lecionadas em videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto.
4. Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
- Sem alterações substanciais, devendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância.