Natércia Teixeira, docente aposentada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) foi proclamada, no dia 24 de março, Professora Emérita da Universidade do Porto.
O título honorífico é atribuído, anualmente, a docentes jubilados ou aposentados que, ao longo da sua carreira profissional, se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade.
A proclamação pública de Natércia Teixeira teve lugar durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade do Porto, que marcou os 114 anos de existência.
Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) em 1978, Natércia Teixeira prosseguiu os estudos na Universidade de Strathclyde, na Escócia onde, em 1986, obteve o doutoramento em Bioquimica. Em 1999, prestou Provas de Agregação na FFUP.
Enquanto docente, a sua carreira profissional teve início em 1979 como monitora do Curso de Nutricionismo. Em 1986, integrou o corpo docente da FFUP, tendo-se aposentado em 2022, como Professora Catedrática.
Entre 2006 e 2010 e 2015 e 2019, desempenhou o cargo de Subdiretora da FFUP, sendo também uma voz ativa no Conselho Científico, onde foi Vice-Presidente em diferentes mandatos. Adicionalmente, foi Diretora do Departamento de Ciências Biológicas, Diretora do Laboratório de Bioquímica, integrou comissões académicas transversais nas áreas de avaliação, creditação, ética e representação docente, demonstrando o seu compromisso com a gestão e o desenvolvimento académico.
Em paralelo com o mundo académico, Natércia Teixeira assumiu funções relevantes em organizações de cariz científico e profissional como a Ordem dos Farmacêuticos - Secção Regional do Porto, a Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal, e a Sociedade Portuguesa de Bioquímica.
Como investigadora é reconhecida pelos seus contributos nas áreas da biologia da reprodução, e do estudo das ações biológicas dos inibidores da aromatase e dos canabinóides. Esteve também profundamente envolvida na divulgação científica, quer através da organização de eventos, quer integrando comissões científicas e painéis de especialidade. Este trabalho contribuiu para fomentar o conhecimento e a investigação na sua área de especialização.