Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Notícia | Prémio Prática Pedagógica Inovadora distingue projeto desenvolvido na FFUP

Notícia | Prémio ''Prática Pedagógica Inovadora'' distingue projeto desenvolvido na FFUP

Propor um candidato a fármaco como solução para um problema, com base em conceitos prévios adquiridos e enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento sustentável, é a proposta inovadora distinguida pela U.Porto


Problem based learning no planeamento e obtenção sustentável de fármacos foi a proposta apresentada pela FFUP no Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) de 2025, e que arrecadou o terceiro lugar.
Dinamizada pelos docentes Maria Emília Sousa, Carla Fernandes, Andreia Palmeira, Marta Correia da Silva, Carlos Afonso, Honorina Cidade e Maria Elizabeth Tiritan, a pratica pedagógica foi aplicada na Unidade Curricular de Planeamento e Obtenção Sustentável de Fármacos.

Tendo por base a técnica de problem based learning (PBL), é pedido aos estudantes que, perante uma notícia (problema), proponham um potencial fármaco (solução) explorando conceitos aplicados à descoberta, planeamento e obtenção viável e sustentável do candidato a fármaco, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com os docentes da unidade curricular, o recurso a esta prática pedagógica tem como objetivo estimular a consolidação e integração de conceitos, promovendo o pensamento crítico dos estudantes, bem como as suas capacidades de análise, argumentação, tomada de decisão, e criação de soluções criativas perante problemas reais que surgirão ao longo do seu percurso profissional.

A visão holística, a importância de metodologias de planeamento e a obtenção sustentável de fármacos, promovendo uma maior consciencialização das questões associadas à sustentabilidade, química verde, economia circular e relevância dos ODS estão também, segundo os docentes, na base da prática pedagógica agora distinguida.

Para Emília Sousa e Carla Fernandes, docentes da FFUP e responsáveis da UC, esta prática pedagógica é igualmente desafiante para os estudantes e para os docentes, uma vez que os estimula em equipa a encontrar soluções que promovam a Química através de estratégias e metodologias sustentáveis. O prémio veio reconhecer esse trabalho de equipa, entre estudantes e docentes, premiando não só os atuais dinamizadores, como o legado pedagógico da Professora Madalena Pinto que esteve na génese da UC.

O financiamento atribuído a esta, e às restantes propostas pedagógicas inovadoras premiadas, tem como objetivo melhorar o ensino e a aprendizagem na U.Porto.

A entrega dos prémios “Prática Pedagógica Inovadora” aconteceu no dia 24 de março, no decorrer da Sessão Solene das comemorações do dia da Universidade do Porto 2025.


 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-04-19 às 06:15:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias