Problem based learning no planeamento e obtenção sustentável de fármacos foi a proposta apresentada pela FFUP no Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) de 2025, e que arrecadou o terceiro lugar.
Dinamizada pelos docentes Maria Emília Sousa, Carla Fernandes, Andreia Palmeira, Marta Correia da Silva, Carlos Afonso, Honorina Cidade e Maria Elizabeth Tiritan, a pratica pedagógica foi aplicada na Unidade Curricular de Planeamento e Obtenção Sustentável de Fármacos.
Tendo por base a técnica de problem based learning (PBL), é pedido aos estudantes que, perante uma notícia (problema), proponham um potencial fármaco (solução) explorando conceitos aplicados à descoberta, planeamento e obtenção viável e sustentável do candidato a fármaco, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com os docentes da unidade curricular, o recurso a esta prática pedagógica tem como objetivo estimular a consolidação e integração de conceitos, promovendo o pensamento crítico dos estudantes, bem como as suas capacidades de análise, argumentação, tomada de decisão, e criação de soluções criativas perante problemas reais que surgirão ao longo do seu percurso profissional.
A visão holística, a importância de metodologias de planeamento e a obtenção sustentável de fármacos, promovendo uma maior consciencialização das questões associadas à sustentabilidade, química verde, economia circular e relevância dos ODS estão também, segundo os docentes, na base da prática pedagógica agora distinguida.
Para Emília Sousa e Carla Fernandes, docentes da FFUP e responsáveis da UC, esta prática pedagógica é igualmente desafiante para os estudantes e para os docentes, uma vez que os estimula em equipa a encontrar soluções que promovam a Química através de estratégias e metodologias sustentáveis. O prémio veio reconhecer esse trabalho de equipa, entre estudantes e docentes, premiando não só os atuais dinamizadores, como o legado pedagógico da Professora Madalena Pinto que esteve na génese da UC.
O financiamento atribuído a esta, e às restantes propostas pedagógicas inovadoras premiadas, tem como objetivo melhorar o ensino e a aprendizagem na U.Porto.
A entrega dos prémios “Prática Pedagógica Inovadora” aconteceu no dia 24 de março, no decorrer da Sessão Solene das comemorações do dia da Universidade do Porto 2025.