O Programa IACOBUS – Publicações Científicas, distinguiu recentemente um artigo que resultou da colaboração entre a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), o LAQV/Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e a Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.
“Exploring structural determinants of neuroprotection bias on novel glypromate conjugates with bioactive amines” foi o tema do artigo liderado por Ivo Dias da FCUP, e que contou com a colaboração de David Pereira e Daniela Correia da Silva, respetivamente docente FFUP e investigadora LAQV/REQUIMTE-FFUP no Laboratório de Farmacognosia; e de Vera Costa, investigadora do Laboratório de Toxicologia.
O artigo, publicado na revista European Journal of Medicinal Chemistry centra-se na procura e descoberta de novas moléculas, capazes de conferir neuroproteção em neurónios humanos, em modelos in vitro de dano neuronal.
Ao longo da investigação foram descobertas moléculas capazes de reduzir muito significativamente a agregação proteica em neurónios, um fenómeno biológico frequentemente encontrado na neurodegeneração. Foi também possível identificar as características químicas que conduzem a moléculas mais potentes nesta atividade.