O dia 8 de março foi a data escolhida para o lançamento da quinta edição do livro “Mulheres na Ciência”, pela Agência Nacional Ciência Viva. A edição de 2025 volta a celebrar as mulheres, e inclui este ano 107 investigadoras, de gerações distintas, e representativas de mais de 30 áreas do conhecimento.
Madalena Pinto e Marcela Segundo são os dois rostos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), que a Ciência Viva selecionou para integrar o grupo de investigadoras em 2025.
Professora Emérita da Universidade do Porto, Madalena Pinto tem como lema “Somos todos Química”. Farmacêutica e Química, com uma vasta carreira profissional e pedagógica nas áreas da Química Orgânica e da Química Farmacêutica Medicinal, é apaixonada por reproduzir a natureza, os seus processos e produtos em laboratório, dedicando-se a projetos que envolvem síntese e modificação de moléculas baseadas em modelos da natureza.
Com uma sólida carreira enquanto investigadora e docente da FFUP, Marcela Segundo afirma ter sido sempre um espírito curioso em relação ao que a rodeia, em particular sobre a composição dos seres e materiais que observa. A Química Analítica, área de especialização e em que desenvolve o seu trabalho de investigação, permite-lhe dar resposta à sua curiosidade natural, bem como contribuir enquanto investigadora para aumentar o conhecimento científico na área do medicamento, do alimento e do ambiente.
A cerimónia que marcou o lançamento da edição de 2025 das “Mulheres na Ciência” decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contou com a intervenção de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e de investigadoras distinguidas em 2025 e em anos anteriores. O evento teve ainda como momentos altos a apresentação dos 107 novos retratos “Mulheres na Ciência”, e a habitual fotografia de grupo com as investigadoras distinguidas nesta edição.