Dois artigos, produzidos pelo Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto – Porto4Ageing, foram recentemente premiados pelo IACOBUS, o programa responsável por fomentar a cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal.
Os artigos, relacionados com o Projeto INNOV4LIFE, têm como foco a inovação em saúde digital e terapêuticas digitais. Enquanto resultado da colaboração entre a Universidade do Porto e diversas instituições da Euroregião, refletem a missão de promover a interação entre investigação académica e tecnológica e o desenvolvimento de novas soluções que possam construir para a transformação digital da saúde e dos cuidados.
Um dos artigos “A comprehensive analysis of digital health-focused Living Labs: innovative approaches to dementia”, liderado por Teodora Figueiredo, investigadora do Porto4Ageing, analisa as metodologias usadas nos Living Labs, dirigidos a soluções digitais na área da demência.
O segundo artigo, “Co-Creation in the Development of Digital Therapeutics: A Narrative Review”, liderado por Inês Mimoso, igualmente investigadora do Porto4Ageing, revisa o processo de cocriação para o desenvolvimento de terapêuticas digitais.
Elísio Costa, Coordenador do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto e docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), sublinha que o reconhecimento por parte do IACOBUS é “testemunho da qualidade e relevância da investigação desenvolvida na U.Porto, reafirmando o seu papel como líder na promoção da inovação científica na Euroregião”.
Os artigos agora distinguidos são exemplos significativos do impacto da investigação interdisciplinar, que o Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto e seus parceiros estão a desenvolver, demonstrando como a colaboração inter-regional pode levar a avanços substanciais em áreas de grande relevância social.