A Unidade Curricular (UC) “Saúde Digital', que resulta da colaboração entre a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi uma das seis vencedoras da edição de 2024 do concurso “Selo InovPed”. Este concurso é destinado a destacar unidades de formação com caráter pedagógico inovador, na área da Educação Continua da U.Porto.
Para além de enfatizar a inovação pedagógica, o 'Selo InovPed' também promove a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais, sendo uma das suas condições a integração de um corpo docente oriundo de múltiplas unidades orgânicas.
No caso da UC “Saúde Digital”, o principal objetivo é equipar os futuros profissionais de saúde com as competências necessárias para enfrentar a transformação digital emergente no setor. Assim, segundo Elísio Costa, responsável da FFUP pela UC, este reconhecimento não só reafirma o compromisso da FFUP e do ICBAS em fomentar abordagens educacionais inovadoras, como reflete a dedicação em preparar profissionais para os desafios atuais na área da saúde.
Nas palavras do docente da FFUP, a distinção com o “Selo InovPed” reflete o empenho em continuar a expandir e aprofundar este modelo educativo, antecipando e moldando o futuro da saúde digital. Elísio Pinto reforça ainda que, iniciativas pedagógicas como a UC “Saúde Digital” são fundamentais para manter a Universidade do Porto na vanguarda da inovação educativa.
A cerimónia de entrega dos diplomas ocorreu durante o 21º Workshop Anual de Inovação Pedagógica da U.Porto, realizado em fevereiro passado, cujo tema central foi a promoção de práticas educativas inovadoras como resposta aos desafios pedagógicos atuais.