Com organização conjunta entre o Conselho Pedagógico da FFUP e o recém-criado Observatório do Sucesso Académico da Universidade do Porto (OSA-UP), o 3º Congresso Pedagógico da FFUP aconteceu no dia 14 de novembro de 2024, entre as 14h00 e as 18h30.
A terceira edição do congresso que promove o debate sobre questões pedagógicas teve como temáticas centrais o sucesso académico e o abandono escolar, e questões transversais ao ensino como o recurso à Inteligência Artificial generativa e a crescente necessidade de adaptação das metodologias de avaliação.
O evento contou com a presença e contributo de membros da equipa Reitoral da U.Porto: o Vice-Reitor para a Formação e Organização Académica, José Castro Lopes; a Vice-Reitora para a Transformação Digital e Gestão da Informação, Ana Camanho; a Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica, Sónia Valente Rodrigues. Participaram também membros do OSA-UP: Amélia Veiga (FPCEUP), Carla Morais (FCUP), e João Pedro Pêgo (FEUP); e outros palestrantes como a Engenheira Teresa Couto Viana, que desenvolveu a sua tese de mestrado na FEUP sobre sucesso académico e abandono na U.Porto, e o perito em modelos de inteligência artificial para previsão do abandono, Pedro Strecht Ribeiro da UPdigital.
Para além dos convidados externos, contribuíram para as sessões vários membros da comunidade académica da FFUP, nomeadamente: o Diretor da FFUP, Domingos Ferreira; o Presidente do Conselho Pedagógico e Coordenador do OSA-UP, Jorge Ascenção Oliveira; o Diretor do MICF, Fernando Remião; as docentes Manuela Morato e Clara Quintas; a Presidente da AEFFUP, Rita Patatas; e as estudantes FFUP Marta Gomes e Maria Inês Lopes.
A problemática do abandono e (in)sucesso escolar esteve presente em grande parte das intervenções. Nesse âmbito foi abordada a perceção de estudantes e docentes, bem como os principais fatores determinantes para o abandono e para o sucesso académico, passando pela apresentação de resultados sobre modelos de previsão de abandono, até ao impacto do contexto familiar e das metodologias de ensino e avaliação no sucesso académico, e apresentação de medidas de combate às situações de insucesso e abandono académico na U.Porto.
O 3º Congresso Pedagógico da FFUP foi também palco para a apresentação de estratégias pedagógicas inovadoras desenvolvidas e implementadas “dentro de portas”, como são os casos: da integração da Unidade Curricular “Farmacêutico e Sociedade” na atualização curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas; da introdução de chatbots enquanto ferramentas transformadoras do processo de aprendizagem, com vantagens e desafios; da identificação dos fatores influenciadores do sucesso no âmbito das Unidades Curriculares; e de ações de caráter socioeconómico como o Programa de Apoio Social (PAS) desenvolvido pela AEFFUP para a prevenção do abandono.
A relevância e atualidade das temáticas apresentadas refletem, na perspetiva de José Castro Lopes, Vice-Reitor U.Porto, a importância destes encontros de reflexão e debate, reforçando mesmo a possibilidade do Congresso Pedagógico ser incluído na agenda da Universidade do Porto.
O Congresso terminou com uma discussão conjunta, em torno dos principais temas apresentados.