Elísio Costa, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), investigador no CINTESIS e coordenador do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing, foi distinguido com prémio RIES24 atribuído pela Cluster de Saúde da Galiza (CSG).
A distinção foi entregue no decorrer do “IX Forum Retos Internacionales del Ecosistema Salud” (RIES24), que decorreu entre 13 e 14 de novembro em Guitiriz, Lugo, Espanha, e teve como objetivo reconhecer a importância da colaboração entre a Universidade do Porto e a região da Galiza.
Para o docente da FFUP e coordenador do Porto4Ageing, esta distinção é um encorajamento para dar continuidade a esta profícua colaboração. Para Elísio Costa, as regiões da Galiza e do Norte de Portugal partilham demografias, desafios sociais e necessidades de saúde muito semelhantes. Por isso, reforça o docente que, “a crescente articulação entre estas regiões é plenamente justificada, permitindo o desenvolvimento e a implementação de soluções que respondam diretamente às necessidades da população”.
Sobre o RIES24
Enquanto fórum internacional, o RIES24 foi organizado pelo Cluster de Saúde da Galiza (CSG) e pretende ser uma plataforma essencial onde líderes dos setores público e privado na área da saúde convergem, a fim de traçar um caminho para a saúde mais personalizado, híbrido e circular. Entre os principais temas a debate destacaram-se a medicina personalizada e de vanguarda, a biomedicina, passando pelos cuidados híbridos e pela circularidade da saúde.