No passado dia 17 de setembro, o Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto aliou-se às comemorações do Dia Internacional do Microrganismo com uma exposição interativa dedicada ao tema da Resistência aos Antimicrobianos (AMR) e à abordagem “Uma Só Saúde”.
A iniciativa proporcionou a estudantes e colaboradores da U.Porto a oportunidade de explorar o projeto MicroMundo@UPorto e conhecer investigadores, desafios e projetos emergentes na área da Microbiologia e AMR. Os participantes tiveram ainda oportunidade de realizar observações microscópicas e testar os seus conhecimentos através de quizzes divertidos.
As comemorações do Dia Internacional do Microrganismo, originalmente lançadas em Portugal em 2017 pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), são agora um evento de dimensão global, promovido pela Federação Europeia de Sociedades de Microbiologia (FEMS), sendo celebrado por microbiologistas em todo o mundo.
A escolha do dia pretende homenagear o comerciante holandês Anton van Leeuwenhoek que, a 17 de setembro de 1683, enviou à Royal Society of London uma carta descrevendo a primeira observação de bactérias vivas na placa dentária. Apesar de não ser cientista, van Leeuwenhoek, motivado pela sua curiosidade, aperfeiçoou um sistema de lentes óticas que revelou a vida microscópica e estabeleceu os alicerces da Microbiologia moderna.