Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Notícia | 8th International Conference on Food Digestion - ICFD2024 reuniu especialistas mundiais na área das Ciências do Alimento

Notícia | 8th International Conference on Food Digestion - ICFD2024 reuniu especialistas mundiais na área das Ciências do Alimento

O evento, organizado pela FFUP e LAQV, reuniu no Porto mais de 400 participantes, promovendo a multiplicidade de experiências e o enriquecimento científico



A ICFD2024 decorreu no Porto, entre os dias 9 e 11 de abril, e contou com um número recorde de 406 participantes, provenientes de cinco continentes, reunindo diferentes perspetivas e experiências na área do alimento.

Organizada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) em estreita colaboração com o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), a ICFD2024 foi realizada no âmbito da INFOGEST, uma rede global com mais de 700 membros (académicos e empresariais) de 200 instituições em 52 países.
A organização contou com a equipa de Investigação FOODInteract da UPorto-LAQV, tendo Isabel Ferreira, docente da FFUP, como chair, e Miguel Faria, investigador LAQV-REQUIMTE/FFUP, como co-chair.

Ao longo dos 3 dias, e com um impressionante número de 380 resumos científicos submetidos, a conferência abrangeu diversos temas, desde o processamento oral e as propriedades sensoriais e estruturais dos alimentos, à bioacessibilidade e absorção recorrendo a modelos de digestão e transporte in vitro, in vivo e in silico, sem esquecer o impacto na microbiota. O evento contou com palestrantes reconhecidos internacionalmente pela sua profunda experiência científica e trabalho desenvolvido nestas áreas, como Anwesha Sarkar, Manuela Pintado, John Van Camp, Harjinder Singh e Andrea Gianotti. 

A participação dos 406 delegados de diferentes países, a diversidade dos palestrantes e a qualidade dos trabalhos apresentados, ampliou horizontes, enriqueceu o diálogo e as oportunidades de networking.

Durante o evento houve espaço para a atribuição do prémio “Early Career Award” e de cinco prémios “Best Poster”, um para cada temática do evento, reconhecendo assim o talento e o esforço dos jovens investigadores e destacando trabalhos de excelência.
A componente cultural marcou também a ICDF2024 com um jantar convívio, que contou com a atuação da Tuna Feminina da FFUP, as “Sirigaitas”, e do guitarrista João Martins, acompanhado pela fadista Cristina de Sousa. 

Segundo a Comissão Organizadora, acolher um evento mundial desta magnitude é o reconhecimento da relevância da investigação multidisciplinar nas Ciências do Alimento no universo UPorto, e também o contributo desta universidade para o crescimento da rede INFOGEST.


 

 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-24 às 21:13:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias