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INES - interdisciplinary Research Approaches to Disseminate Open Educational Resources in the Field of the Use Prevention of New Psychoactive Substances (NPS)

BIP - Blended Intensive Programme | Candidaturas

 

As novas substâncias psicoactivas (NSP) representam um grupo grande e crescente de compostos químicos, principalmente de natureza sintética, caracterizados por propriedades farmacológicas e toxicológicas particularmente perigosas para a saúde dos consumidores.
A nível europeu, estima-se que cerca de 5% dos jovens europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos já tenham consumido, pelo menos, uma destas novas drogas (Flash Eurobarómetro, 2011). O Relatório ESPAD (2015) identificou, por exemplo, um número crescente (3-4%) de estudantes de 15 a 16 anos em 24 países europeus que consomem frequentemente NSP.

A maioria dos "novos consumidores" de NSP provém do grupo etário dos 15-16 anos, pelo que a escola pode certamente representar um ambiente importante onde se podem melhorar os conhecimentos e desenvolver estratégias eficazes para promover a agência dos estudantes, a capacidade reflexiva dos estudantes e as competências essenciais para combater o abandono escolar precoce e o abuso das substâncias acima referidas.

O projeto Innovative teaching and learning paths for the prevention of new drugs abuse (INES) visa criar as condições para apoiar a criação de redes de colaboração entre professores, peritos externos e estudantes para encontrar, testar, adaptar e utilizar (no âmbito de fluxos de trabalho de ensino comuns) estratégias e recursos didácticos para abordar o problema das NSP.

A presente formação, em formato BIP - Blended Intensive Programme - resulta da parceria entre as seguintes Instituições de Ensino Superior:

INSTITUIÇÃO COORDENADORA:

  • Universidade de Bolonha
INSTITUIÇÕES  PARCEIRAS:
  • Universidade da Transilvânia
  • Universidade do Porto
  • Charles University, Praga
  • Universidade de Málaga
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
No final da formação, os(as) formandos(as) deverão adquirir as seguintes competências:
- Conhecer o significado e o valor dos Recursos Educativos Abertos;
- Conhecer os riscos para a saúde associados à disseminação das NSP;
- Identificar as peculiaridades de uma abordagem de investigação interdisciplinar que aborde a questão das NSP, explorando uma pluralidade de perspectivas e modelos de intervenção;
- Descrever as características dos canabinóides sintéticos, dos análogos da catinona e das fenetilaminas;
- Descrever os efeitos tóxicos do consumo de NSP;
- Identificar os principais canais de distribuição de NSP (por exemplo, a darkweb);
- Identificar exemplos de representação da toxicodependência nos principais canais (cinema, música, jogos de vídeo, etc.).ecer o papel da alimentação como promotor de um envelhecimento saudável.

A formação abordará especificamente:
- Classificação e categorização dos NPS;
- Efeitos tóxicos e avaliação dos riscos;
- Canais de difusão;
- Representação do uso de NPS em canais de difusão".

PROGRAMA DETALHADO




DESTINATÁRIOS:
O curso é destinado a estudantes do 2º e 3º ciclo, em programas interdisciplinares com a educação

INFORMAÇÕES:
Data Início e Fim: 01 de dezembro, 2023 - 19 de abril, 2024
Duração da formação: 8 semanas
Regime de Formação Misto: Curso On-line, com um breve período de mobilidade em Bolonha (5 dias)*
Nível de Inglês exigido: B2

* A componente presencial decorre entre 15 e 19 de abril de 2024, em Bolonha, Itália, sendo esta mobilidade financiada.

Os candidatos interessados em frequantar a formação deverão formalizar a candidatura através do enviio de e-mail para:
Fernando Remião - remiao@ff.up.pt, até ao dia 18 de novembro.

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