Samuel José Lopes da Silva, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da FFUP, foi um dos vencedores da edição de 2023 das Bolsas Gulbenkian Novos Talento, na área da química.
A iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian tem como objetivo “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação”.
Para o estudante do 4º ano do MICF, a bolsa “Novos Talentos” é, ao mesmo tempo, extremamente gratificante e encorajadora já que é o reconhecimento pelo esforço e dedicação investidos na sua formação, e reflete o seu interesse pela investigação na área da Química. Atualmente, colabora na investigação desenvolvida pelo Prof. João Prior no Laboratório de Química Aplicada, onde desenvolve o seu trabalho no âmbito da UC Projeto I.
A longo prazo, Samuel Silva vê a distinção da Fundação Gulbenkian como uma oportunidade única para desenvolver capacidades, alargar conhecimento e dar mais passos enquanto investigador.