O Young European Scientist Meeting (YES Meeting), realizado recentemente no Porto, entregou o primeiro prémio da sessão de pósteres de Oncologia e Imunologia, a Cláudia Oliveira pelo seu trabalho “The cytotoxicity of sunitinib, doxorubicin and bortezomib in AC16 cardiac cells and possible therapeutic options involving redox pathways”.
Para a estudante o prémio foi uma surpresa, já que se trata de um congresso internacional e mais orientado para estudantes de medicina. Mas foi igualmente uma confirmação do impacto que estes trabalhos poderão ter no futuro.
Cláudia Oliveira iniciou o seu Mestrado em Bioquímica na Universidade do Porto em 2021, depois de ter terminado a sua licenciatura em Bioquímica pela Universidade de Aveiro.
Para tema da dissertação optou pelo tema “Nrf2 modulators as pharmacological strategies to tackle the cardiotoxicity of anti-cancer drugs: a cardio-oncology in vitro study in human cardiac AC16 cells”, que se encontra a desenvolver no Laboratório de Toxicologia, FFUP sob a orientação principal da Investigadora Vera Marisa Costa, do Laboratório de Toxicologia da FFUP e com a supervisão da Professora Margarida Araújo, do ICBAS.
A escolha pela FFUP e por este tema surgiram do desejo de aprender e experienciar uma nova área, e trabalhar com cultura celular e outros métodos não abordados na sua formação de base. Acresce a isso a possibilidade de trabalhar na área da oncologia, pela qual sempre demonstrou bastante interesse