A edição de 2023 da “World’s Top 2% Scientists List”, que reúne os 2% de cientistas com maior impacto em 2022 a nível mundial, volta a contar com a presença de docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadores pertencentes a unidades de investigação associadas à FFUP.
A lista cresce este ano, com mais um investigador, juntando também mais um docente no ativo à lista que analisa o impacto ao longo da carreira.
Na generalidade, a lista agora divulgada representa, de forma transversal, as áreas científicas que formam o universo de investigação da FFUP – as ciências químicas, biológicas e do medicamento – e reforça, mais uma vez, o excelente trabalho de investigação produzido pela FFUP. Os números em questão revelam o contributo da FFUP nos valores globais da U.Porto, uma vez que representam 11% do total de investigadores da universidade que integram a lista de 2% de investigadores de topo mundiais.
A lista revelada pela Universidade de Stanford analisa informação padronizada sobre as citações, incluindo o índice h, índice hm por co-autoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador global (c-score). O estudo original pode ser consultado no portal da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).