Lucília Saraiva, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi uma das seis vencedoras da edição de 2023 do Programa Gilead Génese, evento que distingue projetos de investigação na área da oncologia.
O projeto BtoBEAT-TNBC “Establishing lethal combinations with a first-in-class inhibitor of dna damage response against triple-negative breast cancer”, liderado pela docente da FFUP, tem como ponto central potenciar a eficácia dos tratamentos oncológicos standard (incluindo radioterapia, quimioterapia convencional, inibidores da PARP e imunoterapia) e, simultaneamente, diminuir os seus efeitos secundários. Do mesmo modo apresenta-se muito promissora no combate à resistência terapêutica, observada no combate ao cancro de mama triplo negativo..
A distinção agora recebida por Lucília Saraiva junta-se aos prémios e distinções recebidos anteriormente pela BEAT Therapeutics. Integrando docentes/investigadores da FFUP, i3S, IPO Porto e Faculdade de Farmácia de Lisboa, a start-up assenta no desenvolvimento de uma terapêutica inovadora para pacientes que apresentam formas de cancro agressivas, e com reduzidas taxas de tratamento.
De acordo com Lucília Saraiva, uma das fundadoras da Beat Therapeutics, a mais-valia desta proposta terapêutica é a sua eficácia em situações de elevada resistência, para além da sua elevada potência quando combinada com quimioterápicos já em clínica, radioterapia e imunoterapia.
Quanto à distinção na 9ª edição do Programa Gilead Génese é, para a docente, uma importante conquista, uma revalidação da importância do projeto, bem um reconhecimento do trabalho efetuado pela equipa da BEAT Therapeutics.
(Foto: Dr. Ignacio Schoendorff (Diretor Geral da Gilead Portugal; Prof. Doutora Joana Paredes (Comissão de Avaliação de Projetos de Investigação em Oncologia); Prof. Doutora Lucília Saraiva (Docente FFUP); Membro da Equipa BEAT Therapeutics).