Manuela Morato, docente do Laboratório de Farmacologia da FFUP, ganhou recentemente uma bolsa de investigação clínica, atribuída pelo Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII).
A GEDII COMPASS – Bolsa de Investigação Clínica foi atribuída no âmbito do projeto de investigação “Monitoring inflammatory bowel disease and response to biologic therapy through ACE2/ACE balance”, do qual a docente é a investigadora principal.
O projeto tem como objetivo principal estudar a possibilidade de o balanço entre duas enzimas fundamentais do sistema renina-angiotensina (ECA e ECA2) poder ser utilizado como biomarcador da doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerosa), e/ou como parâmetro preditor da resposta ao tratamento com medicamentos biológicos. A sua concretização residirá na análise de amostras de doentes seguidos em consulta especializada em comparação com indivíduos não doentes.
Para além de Manuela Morato como investigadora principal, integram também o projeto Fernando Magro co-investigador principal, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Mariana Ferreira Duarte, estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas, Clara Quintas, docente da FFUP e Cláudia Camila Dias da FMUP.
O financiamento, no valor monetário de 30 mil euros, será utilizado integralmente nos gastos laboratoriais do projeto e na disseminação dos resultados obtidos pela comunidade científica e pela população em geral.