Dois projetos inovadores na área cosmética, desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foram recentemente distinguidos no Congresso Latino-Americano de Químicos Cosméticos (COLAMIQC 23).
O projeto vencedor do 1º prémio na categoria de apresentação em poster tem como título “A tríade de sustentabilidade do Quercus suber como fonte de ingredientes cosméticos: longevidade, regeneração e upcycling”.
O processamento industrial da cortiça origina subprodutos, como o pó de cortiça e a água de cozedura, cujas potencialidades estão agora a ser aproveitadas em aplicadas na área cosmética. Desta forma será possível criar estratégias para diminuir a pegada ecológica, aumentar os índices de sustentabilidade e promover o upcycling destes subprodutos com elevado potencial. O pó de cortiça, em particular, revelou propriedades relevantes para aplicação cosmética, nomeadamente em protetores solares, base compactas e produtos matificantes, para além de poder ser uma fonte promissora de ativos com potencial antioxidante e antienvelhecimento. Este projeto resulta de uma parceria com a indústria Dimas&Silva e contou também com a colaboração do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica, Laboratório de Microbiologia e Laboratório de Química Aplicada da FFUP.
Já o projeto “Promoção da literacia em cosmetologia na era digital – uma ferramenta educacional” foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de comunicação oral.
Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da FFUP e lançado em 2017, o sítio web “Portal infoCosméticos” (PiC) surge da necessidade de esclarecer a população sobre mitos e dúvidas relativamente à segurança e eficácia dos produtos cosméticos, assim como da sua composição, face à abundância de informação disponibilizada na área cosmetológica. Desde o leu lançamento, o PiC já publicou 45 questões nas categorias regulamentação, segurança e eficácia, ingredientes e produtos cosméticos, cientificamente revistas por investigadores e académicos nacionais e internacionais, assim como pelo INFARMED, e registou mais de 170 mil visualizações de internautas nacionais e internacionais.
O PiC tem como missão promover a literacia em Saúde, no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos, visando combater a desinformação e promoção de um uso mais seguro de produtos cosméticos, consolidando assim o papel informativo e orientador que a academia assume na sociedade. O PiC tem como parceiros a Faculdade de Letras e a Faculdade de Belas Artes da U.Porto.
O COLAMIQC - Congresso Latino-Americano de Químicos Cosméticos é orientado para profissionais e estudantes da área da Tecnologia e Química dos produtos cosméticos e integra comunicações técnicas e científicas da indústria e da academia. As primeiras edições integraram apenas universidades da América Latina, no entanto, desde a terceira edição passou a integrar Espanha e Portugal por via dos laços históricos.
Realizado a cada dois anos, o COLAMIQC conta também com o apoio da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC).